InícioAlegoFesta religiosa de Formosa pode entrar para o calendário oficial do Estado

Festa religiosa de Formosa pode entrar para o calendário oficial do Estado

O deputado Talles Barreto (UB) propôs aos pares da Casa de Leis o projeto de lei de nº 7095/23 para reconhecer a Festa do Divino Espírito Santo, realizada no município de Formosa, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuído para o deputado Veter Martins (Patriota)

A Folia do Divino Espírito Santo é um evento tradicional no calendário de Formosa de grande comoção popular, que enaltece o folclore e a religião, e arrebanha milhares de pessoas todos os anos. É realizada na forma de duas folias, simultaneamente, a Folia da Cidade e a Folia da Roça, onde ocorre também a Folia Mirim. As celebrações acontecem no sábado, véspera do Dia de Pentecostes, quando é oferecido almoço comunitário no Divinódromo, local construído para a celebração das folias. 

No projeto, o deputado aponta que a chamada Festa do Divino Espírito Santo no Arraial dos Couros, hoje Formosa, nasceu em 1838, por meio da Lei Provincial de Goiás, por iniciativa do padre Joaquim Antônio da Rocha. Trazida pelos tropeiros do gado vindos do Vale do São Francisco, de São Paulo e Minas Gerais, a manifestação popular expressava o agradecimento ao Espírito Santo pelos dons e graças recebidos no ano anterior. 

A Festa do Divino em Formosa é realizada, todos os anos, por meio de doações da comunidade. A celebração reúne ritos, festejos, crenças, performances, rezas e danças regionais.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA