InícioAlegoEspaço cultural da Alego sedia lançamento do livro “Vivências, memórias e escritas”,...

Espaço cultural da Alego sedia lançamento do livro “Vivências, memórias e escritas”, de autoria de ex-morador de rua

O livro de poesias “Vivências, memórias e escritas”, do escritor soteropolitano Neilson Santana Santos, foi lançado nessa quarta-feira, na agenda cultural da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O autor já viveu nas ruas e foi usuário de drogas e de álcool. Desde 1998 ele canaliza os sentimentos para a escrita, mas só agora conseguiu lançar seu primeiro livro.

Santos tem uma história de vida sofrida. Já foi catador de material reciclável, vigia de carro nas ruas de Goiânia, perambulou sem destino por várias cidades do país. Chegou a Goiânia em 2014, mas queria mesmo ir para a Bolívia conhecer a cidade de um ídolo do futebol. Na rodoviária de Goiânia, onde foi deixado por uma pessoa que lhe deu carona, Neilson recebeu ajuda de uma funcionária do local. Essa mulher acionou a Secretaria de Assistência Social (Semas), que o abrigou na Casa da Acolhida, uma unidade da prefeitura para pessoas em situação de rua.

Acolhido

Foi aí que ele decidiu ficar em Goiânia: “Eu me senti acolhido aqui, coisa que não tinha acontecido em nenhum lugar.” Neilson começou então a trabalhar como vigia de carros. Ele assume que era usuário de drogas, mas diz que nunca praticou nenhum crime para sustentar o vício. “Sempre trabalhei para conseguir comprar.”

Trabalhando nas ruas, conheceu uma mulher, por quem se apaixonou. Eles foram morar juntos e ela o ajudou a deixar os vícios. Há seis meses eles se separaram e ele voltou a viver em uma casa de apoio.

Durante todo esse tempo continuou escrevendo, sempre como uma forma de extravasar sentimentos. “Se eu estava alegre, eu escrevia. Se eu estava triste, escrevia. Quando eu usava droga, também escrevia. Em todos os momentos.”

Os textos, de vários estilos, ficaram guardados, até que Neilson conheceu o ator e produtor cultural Rômulo Vaz, que o ajudou a organizar e lançar o primeiro livro.

“Vivências, memórias e escritas” traz, em 84 páginas, poemas escritos em várias fases da vida do escritor. A obra pode ser adquirida nos perfis do Instagram: @neilsonsantanagsc, @romulovaz.convescote e @editorakelps.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA