A Escola de Governo do Poder Executivo anunciou a programação de curso para os servidores nos meses de setembro e outubro. Em modalidades presenciais e on-line os cursos serão ministrados de maneira assíncrona e também estarão disponíveis para servidores do Legislativo. Além do programa de compliance público, resolução de conflitos, ouvidoria e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) serão abordados nos cursos.
Técnicas de Resolução de Conflitos
Entre os dias 28 e 29 de setembro será ministrado o curso de técnica de resolução de conflitos com o objetivo de oferecer aos participantes conhecimentos e técnicas para autoavaliação do estilo de reação ao conflito e desenvolvimento das competências necessárias à resolução consensual. Além disso, identificar, analisar e gerir conflitos no trabalho, buscando ações preventivas e enfrentamento estratégico também fazem parte do eixo temático. O curso será ministrado pelo instrutor César Augustos e a carga horária será de 12 horas.
O período de inscrição é entre os dias 11 a 26 de setembro pelo site da Escola de Governo.
Introdução a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Ministrado pelo instrutor Cássius Dunck Dalosto, ocorre entre os dias 2 a 20 de outubro o curso de introdução a LGPD. Realizado de maneira assíncrona, o curso tem por objetivo qualificar os participantes para que sejam capazes de compreender o âmbito de abrangência e os principais conceitos da LGPD, obtendo o conhecimento teórico necessário sobre do microssistema de proteção de dados da legislação brasileira. A carga horária é de 20 horas.
O período de inscrição é entre os dias 11 a 28 de setembro pelo site da Escola de Governo.
Ouvidoria pública – o que você tem a ver com isso?
O curso tem por objetivo propiciar aos participantes conhecimento sobre a atividade de ouvidoria pública no poder Executivo de Goiás, que envolve ouvidores, agentes de ouvidoria e servidores de áreas técnicas responsáveis por responder aos pedidos de acesso à informação e às manifestações. Ministrado entre os dias 2 a 20 de outubro, pelo instrutor Danilo de Carvalho e de maneira assíncrona, o curso contabilizará 25 horas-aula, divididos em quatro módulos.
O período de inscrição ocorre entre os dias 11 a 28 de setembro pelo site da Escola de Governo.
Compliance Público (Eixos 2, 3 e 4)
Compliance é a adoção de procedimentos internos para organizar a estrutura estatal em confomridade com a lei. Quanto aos cursos dessa natureza, além do já realizado, mais três eixos temáticos serão ministrados ao longo deste período, a saber:
Eixo 2: Governo aberto e participação cidadã
Tem por objetivo propiciar aos participantes conhecimento acerca do conceito de transparência pública e mecanismos de governo aberto, como acesso à informação, participação, controle social e ouvidoria. Ministrado pelo instrutor Calebe Mello, o curso terá carga horária de 20 horas e ocorre entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro.
O período de inscrição é entre os dias 11 a 25 de setembro pelo site da Escola de Governo.
Eixo 3: Processo administrativo de responsabilização de pessoas jurídicas
Tem por objetivo capacitar servidores do Poder Executivo Estadual a conduzir processos administrativos de responsabilização de fornecedores instaurados com base na legislação de licitações e contratos – Lei Federal 8.666/1993, Lei Estadual 17.928/2012, Lei Federal 10.520/2012 e Lei Federal 14.133/2021– PAF, e com base na legislação Anticorrupção– Lei Federal 12.846/2013 e Lei Estadual 18.672/2014.
O período de inscrição ocorre entre os dias 11 a 28 de setembro e o curso será ministrado entre os dias 2 e 26 de outubro, com carga horária de 20 horas.
Eixo 4: Gestão de risco
Tem por objetivo capacitar os servidores do Estado de Goiás em gestão de riscos com fundamento na ABNT NBR ISO 31000:2018 e no normativo estadual sobre o tema. Os objetivos específicos envolvem o gerenciamento de riscos por meio da análise e avaliação de riscos, compreender o funcionamento da matriz de riscos em Goiás por meio do Smartsheet e aprender a fazer plano de ação com tratamento, monitoramento e análise crítica.
O curso possui carga horária de 30 horas e será ministrado entre os dias 2 a 11 de outubro. O período de inscrição é entre os dias 11 e 28 de setembro pelo portal da Escola de Governo.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias