Entidades da indústria recebem homenagem da Alego, pelos 70 anos da Fieg. Proposta foi do deputado Antônio Gomide

0
124

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) prestou homenagem, na noite de sexta-feira, 1º de dezembro, à indústria goiana. A sessão solene foi realizada por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT) e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo, por promoverem a melhoria da vida dos trabalhadores de Goiás. A proposta também teve o objetivo de celebrar os 70 anos da Fieg.

Antes do início da sessão, o cantor Lucas Ribeiro fez uma apresentação. Nas galerias do Plenário Iris Rezende Machado, o futuro do país: alunos de unidades do Sesi e do Senai de Goiânia e Anápolis. Na abertura, além da execução protocolar do Hino Nacional Brasileiro, também foi tocado o Hino do Aluno Sesi Senai.

A mesa, presidida por Gomide, foi composta por: deputada federal Adriana Accorsi (PT); diretor-regional do Senai e superintendente regional do Sesi, Paulo Vargas; vice-presidente da Fieg, André Luis Rocha;  diretor de Educação e Tecnologia do Sesi-Senai, Claudemir José Bonato; diretor de Saúde e Segurança do Sesi, Bruno de Araújo Godinho; diretora da Faculdade Senai Roberto Mangi, Misclay Correia da Silva; diretora da Escola do Sesi Jundiaí, Mariana Martins Mesquita; e diretora do Seis Vila Jaiara, Nara Rúbia da Costa.

Antônio Gomide iniciou seu discurso destacando os bons serviços prestados pela Federação das Indústrias de Goiás nas sete décadas de existência. Segundo ele, uma contribuição que está presente em todas as regiões do Estado. “O sistema Fieg, nestes 70 anos, ajudou Goiás a saltar da 19ª para a nona economia do país. De modo que, hoje, Goiás está à frente da maioria dos estados e é muito fruto desse trabalho, que acredita no sentido de desenvolvimento, de inovação, de tecnologia e de formação dos nosso jovens e adultos.”

Gomide ressaltou que o chamado sistema “S”, organizado em escolas, faculdades, clubes, institutos, está estrategicamente implantado nos principais polos produtivos do estado, como Senador Canedo, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde.   

O parlamentar citou que nesse momento em o governo federal está investindo na indústria brasileira, o papel das entidades é crucial. “Parabéns à Fieg por ajudar a plantar a semente da educação, da formação profissional, da indústria, da tecnologia, da inovação que faz qualificar e gera mais empregos.”

As gestoras das unidades educacionais do Sesi e Senai salientaram a qualidade do ensino ofertado, o acesso que os alunos têm a novas tecnologias, além de outros tantos benefícios que o sistema proporciona aos estudantes e a toda sociedade. A diretora da Escola do Sesi Jundiaí, Mariana Martins, acentuou que os estudantes conseguem entrar em contato com tecnologias que muitas vezes não seriam acessíveis no processo.

“Então, há dez anos nós estamos lidando com a robótica em sala de aula. E hoje é algo que está muito simples no processo. Agora nossos alunos já olham para a Inteligência Artificial e isso já se constitui em sala de aula. E isso vai se tornando cada vez mais real, à medida que 60, 70 anos de história se cruzam com 60, 70 de planejamento para um futuro”, sublinhou Mariana.

Na sequência da solenidade foi exibido um vídeo institucional sobre a atuação da Fieg.

Mobilização

A deputada Adriana Accorsi reiterou admiração que tem pela Feig, responsável em grande parte pelo crescimento e desenvolvimento do Estado. E destacou a atuação na mobilização do setor produtivo e na busca de novas tecnologias, mas especialmente na educação. “Vocês sabem que eu sou delegada de Proteção à Criança e ao Adolescente e, para mim, a educação, o ensino profissionalizante significa cuidar de vidas, significa realizar sonhos (…) É um estudo de qualidade, de carinho com os estudantes e que busca, realmente, que eles tenham possibilidade de realizar o sonho de ter um emprego digno, ter vida digna para sua família.”

Em seguida, mais música com o colaborador da Alego e cantor Dijota. Ele está participando do projeto Pratas da Casa, que dá oportunidade para os servidores do Legislativo de se apresentarem no Espaço Cultural da Casa.

O vice-presidente da Fieg, André Luis Rocha, que na solenidade representou o presidente da entidade, Sandro Mabel, foi o orador na sequência. Ele iniciou agradecendo a iniciativa de Antônio Gomide, que no ano passado, promoveu a primeira homenagem que as indústrias goianas receberam no Parlamento goiano.

Rocha destacou que a Fieg tem muito orgulho das parcerias com os governos, especialmente na área de educação, já que se trata do cuidado com o futuro do país. Ele lembrou que o esforço de todos os envolvidos tem sido reconhecido até internacionalmente. “Todas as semanas nós temos sido premiados. Nosso Senai avaliado como o melhor do Brasil, o Sesi também. E temos dezenas de premiações dos nossos estudantes, não só aqui no Brasil, mas no mundo todo. Nós tivemos premiações na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos, na Nasa e isso é motivo de muito orgulho. Sobretudo na robótica, mas também em outras ações.”

O líder classista disse que outro segmento que causa muito orgulho é o ensino à distância. Segundo ele, o sistema hoje é o maior provedor de EaD do Sistema S, inclusive agora atendendo outros países, a exemplo da Bolívia e nações da América Central.

Na sequência Antônio Gomide e outros integrantes da mesa entregaram os Certificados do Mérito Legislativo. E em seguida o diretor-secretário da Fieg discursou representando os homenageados. Célio Eustáquio de Moura agradeceu o reconhecimento a que, segundo ele, a Fieg faz jus, pela trajetória brilhante nas sete décadas de existência.

Moura disse que todos os resultados são visíveis nas diversas esferas de atuação do sistema. “Um trabalho cujo resultado é imediato na elevação da qualidade, da produtividade e da competitividade da nossa indústria, bem como no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado e do nosso povo. Por tudo isso, consideramos que a Assembleia Legislativa faz merecida homenagem ao sistema da indústria em Goiás.”

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias