InícioAlegoEmpreendedores goianos receberam homenagem do Legislativo goiano na 6ª-feira, 15, por iniciativa...

Empreendedores goianos receberam homenagem do Legislativo goiano na 6ª-feira, 15, por iniciativa de Cairo Salim

Em solenidade realizada na noite de sexta-feira, 15, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) condecorou empreendedores com o Certificado do Mérito Legislativo e com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Cairo Salim (PSD), aprovada pelo Plenário da Casa, para homenagear pessoas que, segundo o parlamentar, merecem todas as honrarias possíveis, pelas dificuldades enfrentadas diariamente. 

Antes do início das atividades da solenidade, Salim, no exercício da presidência, propôs um minuto de silêncio em respeito pela morte do escritor Bariani Ortêncio. Em seguida, o deputado anunciou os componentes da mesa diretiva: o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Martins Marques Neto; a diretora da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Márcia Pereira Carvalho; o assessor executivo da Governadoria, Fernando Freitas; o analista técnico de Políticas Públicas do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Alan Máximo; o presidente da Fricó Alimentos, Alcir Marques de Morais; e o empresário Luís Eduardo Branquinho.

Salim pontuou que os empreendedores brasileiros merecem todas as honras que o poder público puder conferir, porque o Brasil é um país onde é dificílimo abrir e tocar uma empresa. “Só quem já abriu uma porta, por menor que seja, sabe a dificuldade que é manter um negócio em atividade no nosso País.”

O parlamentar apresentou alguns dados relativos ao empresariado goiano, fornecidos pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). Entre as informações prestadas, a de que, de janeiro a novembro de 2023, 31.413 negócios foram abertos em Goiás. O documento aponta uma previsão de que, ao findar esse ano, o Estado deve superar o recorde de empresas abertas, registrado em 2021.

Salim disse que o trabalho dele no Legislativo é representar e defender quem produz. “Nós, enquanto poder público, temos mais é obrigação de apoiar vocês. Eu sei que a gente apoia muito pouco o empresário e o empreendedor. Se a gente não atrapalhasse, a gente já estaria fazendo muito, essa que é a grande realidade. A burocracia é muito grande, a quantidade de licenças, a quantidade de documentos, a dificuldade de acesso ao crédito”, analisou.

Gerando empregos, pagando impostos

Após a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a Luís Eduardo Branquinho, o homenageado discursou aos presentes. O empresário também abordou as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores brasileiros, como a insegurança jurídica, tributária e trabalhista. E contou que, por conta dessas incertezas, decidiu vender a primeira empresa que criou. Mas, como empreender é o que sabe fazer, abriu um outro negócio e continua tentando gerar emprego e pagando impostos. “Todos os empreendedores aqui merecem uma salva de palmas. Todos aqui sacrificam a cada dia, as suas famílias, os seus lares. Muito obrigado pela homenagem.”

Em seguida, a empresária Ellen Giulia Gomes Passos recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e falou em nome das mulheres agraciadas com a comenda. Ellen lembrou a trajetória do pai, que foi cortador de cana e, com muito esforço, se tornou empresário e vereador em Goianésia. Ela sublinhou que todos os homenageados já são vencedores. “Se vocês estão aqui hoje é porque lutaram para estarem aqui. Vocês não nasceram assim, vocês se tornaram assim.”

O empresário Alcir Marques de Morais também discursou representando os homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo.  Ele contou sua história como empreendedor, que teve início com a produção artesanal de linguiça e a venda de porta em porta, sendo que ele e o sócio faziam as entregas andando no transporte coletivo. Ao ganhar uma bicicleta do avô, passou a utilizar o veículo para as entregas.

Alcir relatou que, apesar das inúmeras dificuldades, a empresa foi crescendo e hoje a Fricó Alimentos tem uma produção de 130 toneladas/dia, emprega 600 colaboradores no regime CLT [carteira assinada em consonância com a Consolidação das Leis do Trabalho], está presente em 12 estados e agora está implantando uma nova indústria em Goianésia. “Essa é a história da Fricó. Me sinto honrado por ter sido lembrado por essa homenagem. Só tenho a agradecer.”

Na sequência, os outros empreendedores homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo. E após a foto oficial, a sessão solene foi encerrada.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA