Chefe do cerimonial da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Jardel Henrique Coutinho subiu à tribuna na na sessão solene desta segunda-feira, 28, com entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira e Certificado do Mérito Legislativo a cerimonialistas. Coutinho usa da palavra representando todos os homenageados na sessão proposta pelo deputado Dr. George de Morais (PDT).
O cerimonialista lembrou que a lei federal que criou o Dia do Cerimonialista é de autoria do então senador Marconi Perillo (PSDB). No âmbito estadual, a iniciativa foi do deputado Ozair José (PP). O cerimonialista é o profissional que organiza e acompanha eventos, aplicando as regras e procedimentos necessários para o bom andamento.
Ele destacou que esta é a segunda sessão solene realizada na Casa para homenagear a categoria profissional. Coutinho disse que, com certeza, trata-se de uma das primeiras profissões do mundo, e cita como exemplo a organização da Santa Ceia representada em pintura de Leonardo da Vinci. “Quando olhamos para a Santa Ceia, vemos que Jesus está ao centro, ao seu lado direito há seis apóstolos postados e ao seu lado esquerdo estão outros seis”, observou o chefe do cerimonial da Casa de Leis.
Jardel Coutinho pontuou que o cerimonial trabalha com pessoas e fazem as atividades ganharem maior relevância. É um profissional que tem potencial para enriquecer o evento, atendendo expectativas com sua habilidade de administrar vaidades e conflitos. “Quase sempre somos coadjuvantes. Hoje, porém, somos os protagonistas, os homenageados.”
Coutinho afirmou que a escolha dos homenageados, certamente, obedece critério de honradez. “Por isso, essa homenagem que presta hoje o deputado Dr. George Morais, tem enorme significado, já que reconhece a retidão de caráter e trabalho de cada um de vocês”, encerrou.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias