InícioAlegoEducadores religiosos da rede Marista de Goiás foram homenageados em sessão solene,...

Educadores religiosos da rede Marista de Goiás foram homenageados em sessão solene, proposta por Karlos Cabral

O deputado Karlos Cabral (PSB) presidiu, na manhã desta sexta-feira, 7, solenidade em reconhecimento ao ensino dos maristas em Goiás. A instituição, que iniciou seu trabalho na rede privada da capital, Goiânia, completa 62 anos de atuação no estado e conta hoje com outras duas unidades educacionais, que prestam serviço gratuito a adolescentes e jovens nos municípios de Aparecida de Goiânia e Silvânia. 

Na ocasião, houve a entrega de Certificados do Mérito Legislativo a representantes  das três unidades educacionais em funcionamento em Goiás e das Províncias Marista Brasil Centro Norte e Brasil Centro Sul. A homenagem presta reconhecimento à dedicação dos maristas à causa educacional e ao bem-estar da sociedade goiana. O evento teve lugar no Plenário desta Casa Legislativa.

Além do deputado propositor da iniciativa, participaram da mesa dos trabalhos o superior provincial da Província Marista Brasil Centro Norte, reverendíssimo irmão José de Assis Elias de Brito; o reverendíssimo da Província Marista Brasil centro Sul, irmão Bené Oliveira; o diretor do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe) do município de Aparecida de Goiânia, irmão Davi Nardi. Também dividiram espaço à mesa o diretor do Aprendizado Marista Padre Lancísio do município de Silvânia, irmão José Costa Filho; o diretor-geral do Colégio Marista de Goiânia, Gleison Gomes Pimentel e o diretor institucional do Colégio Marista de Goiânia, irmão Adilson José Jonovshi. 

Sob a regência do maestro Bruno Bernardes, a Banda Marcial de alunos do Colégio Divino Pai Eterno (Cemadipe), localizado no Residencial Madre Germana, em Aparecida de Goiânia, executou o Hino Nacional durante a abertura da sessão e realizou outras apresentações musicais no decorrer do evento.

Trabalho social

Em discurso proferido da tribuna, o deputado Karlos Cabral (PSB) afirmou que a homenagem relembra data de referência no calendário da instituição, que é o Dia São Marcelino Champagnat, celebrado em 6 de junho. O santo é considerado fundador da ordem dos maristas. 

Kabral seguiu destacando o valioso serviço e o legado da instituição em Goiás. Lembrou que em 18 de março de 1962 foi fundado o Ginásio Marista,  que, mais tarde, se tornou o Colégio Marista. “Continuam a desempenhar um papel crucial na formação de cidadãos comprometidos com uma sociedade mais justa e solidária”.

O deputado ressaltou a importância do trabalho educacional de qualidade que a instituição exerce não apenas na rede privada de ensino, mas também em prol da comunidade socialmente mais vulnerável do estado. “Trabalho social que transforma a vida de jovens e molda um futuro melhor para nossa sociedade”.

O Centro de Educação Divino Pai Eterno em Aparecida de Goiânia, fundado em 2001, também recebeu elogios do deputado por seus projetos socioeducativos, incluindo a Banda Marcial, que se destaca pela qualidade musical. “Através de emendas parlamentares, a instituição recebeu novos uniformes e recursos para a aquisição de notebooks, enriquecendo as práticas pedagógicas”.

Por fim, o parlamentar afirmou que as instituições Marista têm sido um farol de esperança e sua atuação social tem sido enriquecedora. “Desempenham excelência educacional e evangelização, iluminando os passos de muitas crianças e jovens em Goiás, no Brasil e no mundo. Como disse São Marcelino Champagnat, “a educação da juventude é mais do que uma profissão; é um apostolado”, concluiu o deputado.

Homenageados

Dando sequência aos discursos da solenidade, o reverendíssimo da Província Marista Brasil Centro Sul, irmão Bené Oliveira, enfatizou o trabalho em prol de uma educação de qualidade e do progresso do estado por meio dos municípios onde atua. 

“Investimos nosso trabalho na construção de projetos de vida. Cuidamos da solidariedade, do incentivo ao esporte, à cultura, à arte, à música, oferecendo condições favoráveis a experiências de protagonismo juvenil, com engajamento social. Favorecemos a formação de cidadãos conscientes, críticos e transformadores da realidade, capazes de resolver problemas em prol de um mundo melhor e nova civilização do amor”, pontuou o reverendíssimo.

O superior provincial também destacou que o momento atual exige investimento acadêmico, em inovação pedagógica e em tecnologias. Ele lamentou o fechamento de escolas e o aumento de presídios. “São posturas que refletem a falta de preocupação com a erradicação do analfabetismo, do desemprego, das péssimas condições de vida da população, ao invés de priorizarem as instituições que lutam para cuidar da educação e da saúde dos cidadãos”.

Antes também discursaram a estudante Larissa Oliveira Saraiva, que participa do projeto Jovem Montangne e integra a banda marcial, e a educadora e assistente Social  do Cemadipe, Any Patrícia Borba.   

O diretor do Centro de Educação Infantil Marista Divino Pai Eterno, do município de Aparecida de Goiânia, irmão Davi Nardi, fez uso da tribuna e compartilhou sua jornada de vida e dedicação ao serviço em Goiás. Também arrematou sua participação, relembrando o impacto significativo da presença Marista no Estado.

“A migração para o Estado foi uma decisão marcante e  marcada por desafios e oportunidades de crescimento”, disse o diretor, que é natural do Espírito Santo, onde começou sua atuação na Rede Marista.

Durante seu relato, Nardi descreveu os momentos de fundação e expansão das instituições Maristas em Goiás, desde sua chegada em Goiânia até o estabelecimento em cidades do interior como Mozarlândia e Rubiataba. “Ao longo dos anos, o compromisso com a educação e o serviço social permaneceram constantes”.

Ao encerrar os discursos, o superior provincial da Província Marista Brasil Centro Norte, reverendíssimo irmão José de Assis Elias de Brito, destacou a história e os valores da instituição. Ele aproveitou igualmente a oportunidade para renovar compromissos em favor de uma educação integral, humanista e cristã. 

O religioso relembrou ainda o sonho de São Marcelino Champagnat, patrono da instituição, que iniciou trabalho educativo e assistencial na França do século 19. “Ele desbravou horizontes, se colocando muito à frente dos limites geográficos do pequeno vilarejo de onde fomos fundados. Ele foi capaz de enxergar aquilo que não era visível para muitos do seu tempo e se propôs a construir uma instituição capaz de atender às necessidades mais emergentes, promovendo o desenvolvimento integral da pessoa em todas as suas dimensões. Facilitou a concepção de valores como a sociabilidade, a Liberdade, a responsabilidade e a transcendência para serem cristãos virtuosos”, encerrou.

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA