A estadualização de trechos rodoviários, que motivou a apresentação de uma série de propostas que tramitam ou tramitaram, no Legislativo, nos últimos anos, esteve em pauta, na sessão plenária, desta quarta-feira, 13, com a aprovação de dois projetos de lei.
Trata-se do projeto no 7780/21, de Talles Barreto (UB), propondo passar das administrações municipais para a estadual trecho que liga Amaralina a Bonópolis; e do projeto no 5848/21, do presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), que propõe estadualizar trecho do distrito de Natinópolis, no município de Santa Isabel, dando acesso às GO-230 e GO-338.
Ambos foram aprovados em primeira sessão de discussão e votação.
A matéria apresentada por Talles abrange uma extensão de aproximadamente 40 quilômetros no Norte goiano. É proposto estadualizar a estrada vicinal “a partir da bifurcação da GO-239, situada na Fazenda André, no município de Amaralina, até a sede do município de Bonópolis”.
A estadualização se justifica, para o deputado, porque “a estrada em questão dá acesso a importantes assentamentos da região, como os assentamentos Água Fria e Plinio de Arruda Sampaio, e também interliga outros municípios”. Por isso, acrescenta, o fluxo de veículos é intenso nessa região, “demandando que a estrada tenha melhores condições de tráfego”.
Peixoto, a seu turno, explica que estadualizar o trecho que propõe se justifica, porque “facilitará o acesso das pessoas e o escoamento dos produtos agrícolas e agropecuários do município”.
Os dois projetos necessitam agora de nova aprovação, em Plenário, para que prossiga a sanção ou veto do governador Ronaldo Caiado.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias