Ao inaugurar o Pequeno Expediente desta quinta-feira, 31, a deputada Dra. Zeli (UB) subiu à tribuna para repercutir sobre o projeto de lei de sua autoria, apresentado nesta quarta-feira, que obriga a realização de exame toxicológico para contratação à rede pública de ensino, incluindo profissionais da educação, docentes e técnicos administrativos.
A proposta da parlamentar determina que o exame toxicológico deverá ser custeado pelo candidato a servidor público, sem a participação do órgão público contratante, e deverá ser realizado em unidades laboratoriais cadastradas pela Secretaria Estadual de Saúde. A matéria ainda prevê que o servidor que se recusar a realizar o exame, no prazo de 180 dias, ficará sujeito a advertências e penalidades. E que a pasta deverá regulamentar a legislação caso venha a ser sancionada.
Dra. Zeli, após dar detalhes sobre a matéria, declarou não entender por que a mesma está causando polêmica e defende ainda que seus efeitos alcancem também profissionais da saúde. Ela entende que para atuar na formação de menores os profissionais precisam ser bons exemplos de cidadão. Ela ainda apoiou que devem ser feitos investimentos na valorização dos profissionais da Educação.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias