O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou, em Plenário, o projeto nº 21756/24, que institui o “Selo Escola Amiga do Clima”, para reconhecer e incentivar escolas que adotam ações de preservação ambiental e conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.
Segundo o texto do projeto, o selo será conferido às escolas que contribuem com iniciativas de preservação do meio ambiente; promovem conscientização sobre as causas e os efeitos das mudanças climáticas; e buscam minimizar a produção de lixo e resíduos, o desperdício de recursos e a emissão de gases de efeito estufa.
De acordo com Dr. George, a busca pelo selo envolve a participação ativa de estudantes, professores e funcionários, reforçando o senso de coletividade e o engajamento com causas de interesse global. “As escolas que adotarem práticas como a redução do desperdício de recursos, a minimização da produção de lixo e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa estarão colaborando para uma economia mais verde e sustentável”, afirma o deputado em suas justificativas.
Além do impacto ambiental, as instituições de ensino que se tornarem modelos de comportamento ambiental poderão atrair parcerias e recursos voltados para a inovação e sustentabilidade, reduzindo custos operacionais e criando novas oportunidades de investimento e desenvolvimento.
O projeto também contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, capazes de atuar, de forma proativa, na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais sustentável para Goiás e para o Brasil. A matéria está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias