O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou seis projetos de lei para conferir a municípios goianos títulos honoríficos em razão de suas atividades socioeconômicas de destaque, singularidade e relevância dessas localidades no contexto estadual e nacional. As matérias estão em andamento na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise dos aspectos constitucionais, jurídicos e legais.
O projeto de lei de nº 8180/23 confere ao município de Rio Verde o título de Capital do Cooperativismo, por ser a cidade epicentro de promoção e conscientização dos princípios cooperativistas, principalmente, durante a realização da Semana do Cooperativismo voltada à disseminação de conhecimento por meio de palestras sobre educação financeira, atividades educativas e culturais. A propositura anota que Rio Verde é um importante polo que agrega cooperativas de serviços e produtos de toda Região Sudoeste de Goiás.
Em justificativa para conferir o título de Capital da Agroindústria para Jataí, o parlamentar aponta dados da pesquisa da Horizon Company, segundo a qual, o município é reconhecido como polo no setor entre mais de 4 mil municípios brasileiros e detém o primeiro lugar em competitividade agrícola na produção de grãos. A propositura, que tramita sob o nº 8182/23, registra que a cidade está entre os maiores produtores de milho safrinha do Brasil, com notável potencial de expansão.
Já projeto de nº 8184/23 pretende incluir a Marcha para Jesus de Cidade Ocidental no Calendário, Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, por se tratar de um evento “para a comunidade cristã da cidade, não visando somente as igrejas evangélicas, mas todos que creem em Jesus Cristo”. Na última edição, em janeiro deste, a marcha contou com mais de 11 mil pessoas.
A tradição das águas termais, que atraem visitantes de todo o mundo, incentivou o legislador a propor o título de Capital das Águas Quentes ao município de Caldas Novas. O polo turístico é reconhecido pelos benefícios terapêuticos e de relaxamento proporcionados por suas fontes naturais. O projeto de nº 8185/23 reivindica a homenagem porque favorece a projeção positiva do Estado como destino turístico e estimula a continuidade de investimentos públicos e privados na região.
A propositura de nº 8186/23 confere ao município de Cristalina o título de Capital dos Cristais. A região tem rica história ligada à exploração e comercialização de cristais e se destaca no cenário nacional. Toda economia na região envolve a cidade, impulsionada pela atração de garimpeiros, bem como comerciantes franceses e de todo o Brasil. Cristalina é destino turístico ecológico e do artesanato mineral. É centro de referência, não apenas na exploração de cristais, mas também em seu desenvolvimento urbano e econômico.
Por fim, Morais apresentou o projeto de lei de nº 8187/23 para conferir ao município de Campos Verdes o título de Capital das Esmeraldas. A cidade é reconhecida, nacionalmente, como polo na produção e comércio de esmeraldas, atividade que impulsiona o desenvolvimento econômico, gera empregos e atrai investimentos, especialmente durante a realização da Feira Internacional das Esmeraldas, desde 2002.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias