InícioAlegoDia Nacional do Surdo foi celebrado pela Alego nesta quarta-feira, 27, com...

Dia Nacional do Surdo foi celebrado pela Alego nesta quarta-feira, 27, com entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Por iniciativa dos deputados Bruno Peixoto (UB) e Delegado Eduardo Prado  (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 27, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo.

Além de Eduardo Prado, participaram da mesa dos trabalhos: o deputado Paulo Cezar (PL); o presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, Leonardo Andre Silva Rasmussem; a coordenadora dos Cursos de Letras: libras e tradução e interpretação em libras português da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Sílvia Saraiva de França Calixto; a coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, professora Soraya Bianca Reis Duarte Gomes; o diretor-geral da Alego, Francisco Oliveira; o secretário de serviços médicos da Casa, Eduardo Bernardes; o professor da rede estadual Marcus Vinicius Calixto; e o diretor da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Fernando Curado.

Eduardo Prado ressaltou o papel fundamental da comunidade surda na sociedade e a importância da inclusão. Ele destacou a resiliência, a garra e a determinação dos surdos, que enfrentam desafios com coragem e superação. “Os surdos nos lembram da beleza da linguagem silenciosa, da eloquência do toque e da riqueza da nossa língua brasileira de sinais.”

O legislador expressou sua gratidão aos intérpretes de Libras, que desempenham um papel crucial na promoção da inclusão e na garantia do direito à comunicação para a comunidade surda. Ele reconheceu o trabalho árduo e a dedicação desses profissionais, destacando a necessidade de ampliar o número de intérpretes em Goiás.

O deputado compartilhou alguns dos projetos que apresentou em apoio à comunidade surda, incluindo a garantia de tradutores de Libras em hospitais, a instituição do Dia Estadual do Tradutor de Libras, a obrigatoriedade de tradução em Libras dos pronunciamentos oficiais do governo e a inclusão do ensino da língua de sinais nas escolas públicas do Estado. Ele mencionou o apoio à luta contra a violência obstétrica enfrentada por mulheres surdas, ressaltando que a inclusão é um direito fundamental e um dever da sociedade como um todo.

Ao encerrar sua fala, Eduardo Prado reafirmou seu compromisso com a causa da comunidade surda e se colocou à disposição para ouvir sugestões e trabalhar em conjunto para a construção de um estado mais inclusivo.

Representação

O deputado Paulo Cezar destacou a importância da inclusão e da representação da comunidade surda. Ele fez menção especial ao diretor-geral Francisco Oliveira, destacando a luta pelo reconhecimento dos direitos da comunidade surda. E ressaltou a importância de representar os surdos e mudos, salientando o papel significativo que eles desempenham no Estado de Goiás.

O deputado enfatizou que Deus lhe deu a oportunidade de nascer, ter uma família e exercer seu papel como parlamentar, o que inclui representar os surdos e promover a inclusão. Ele mencionou a criação da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Alego e agradeceu ao presidente Bruno Peixoto pelo apoio à iniciativa

Paulo Cezar anunciou que a comissão está trabalhando para garantir um espaço adequado para suas atividades, visando promover a inclusão e a participação ativa das pessoas com deficiência no Estado e destacou a importância da união de esforços de todos os 41 deputados estaduais para cumprir essa missão. “Esta Casa Legislativa desempenhará um papel importante na promoção dos direitos e da inclusão. ”

Inclusão

Presidente da Associação dos Surdos de Goiânia, Leonardo Rasmussem expressou sua gratidão pelo convite e enfatizou a importância de continuar lutando pelos direitos da comunidade surda. Ele destacou a presença de representantes de diversas cidades goianas e a importância de novos projetos que visem acabar com o sofrimento da comunidade surda e promover a inclusão.

O professor Marcus Vinicius Calixto, da Secretaria Estadual de Educação (SES), fez retrospectiva da história da comunidade surda, destacando a luta e a resiliência dos surdos ao longo dos anos, e mencionou a importância de figuras históricas, como Pedro Henrique de Macedo Silva, o primeiro vereador surdo de Goiás.

Calixto ressaltou o papel fundamental de líderes surdos que se destacaram em diversas instituições e parabenizou a comunidade surda pelo seu papel histórico. Ele comparou a jornada da comunidade surda à luta dos afro-americanos nos Estados Unidos e destacou a importância do reconhecimento e da valorização da comunidade surda em Goiás.

O secretário de Serviços Médicos da Alego, Eduardo Bernardes, enfatizou a importância da data e ressaltou que a surdez não é uma limitação, mas sim parte da diversidade humana e reafirmou o compromisso do presidente Bruno Peixoto em lutar por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. “A inclusão vai além da acessibilidade, envolvendo, também, o combate ao preconceito e à discriminação.”

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA