Por proposição do deputado José Machado (PSDB) em conjunto com o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou os peritos criminais em sessão solene na noite dessa terça-feira, 5. A solenidade celebrou o dia dedicado à categoria, 4 de dezembro, instituído por ser a data de nascimento do patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho. O deputado Jamil Calife (PP) também participou da sessão. No evento, várias pessoas foram agraciadas com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
No início da sessão, Bruno Peixoto anunciou que já assinou o Projeto de Resolução que institui a Assessoria da Polícia Técnico-Científica no Parlamento estadual, nos mesmos moldes que já existe a Assessoria da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Em seguida, ele passou a palavra ao superintendente de Polícia Técnico-Científica de Goiás, Ricardo Matos, que iniciou sua fala ressaltando que a categoria tem muito a comemorar e, não apenas, os peritos, como todos os outros cargos da polícia: médicos legistas, auxiliares de autópsia, fotógrafo criminalístico e auxiliares de laboratório criminal.
Matos lembrou que casos como o que marcou o último fim de semana, da morte da adolescente Amélia Vitória, cujo resultado da investigação foi extremamente satisfatório, muito em parte, pela capacidade, empenho e dedicação dos peritos e outros servidores da Polícia Técnico-Científica.
Segundo ele, era uma ocorrência que envolvia muitos desafios, envolvia a família, sentimentos e um crime bárbaro, que foi solucionado em pouco mais de 24 horas, com a parceria da Polícia Civil, em que houve a identificação e a prisão do acusado. “Quando a gente fala da importância dos peritos criminais, bem como dos demais servidores policiais dessa instituição tão importante, que é a Polícia Científica, estamos falando justamente de casos como esses. E de tantos outras ‘Amélias Vitórias’, que todos os dias são vítimas de crimes, mas crimes que são solucionados e, quando não são, nos esforçamos bastante também”, assegurou.
Ricardo Matos destacou que as equipes da Polícia Técnico-Científica atuam 24 por dia e estão presentes em todos os 246 municípios do estado. Um trabalho da corporação, afirmou, que ajuda a garantir a segurança pública e a justiça e, indiretamente, todos os direitos fundamentais do cidadão.
Reconhecimento
Na sequência a perita criminal Kattiany Rossi Lucas Cintra recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e se pronunciou representando os colegas homenageados. Ela fez agradecimentos ao deputado Bruno Peixoto e ao diretor-geral da Alego, Francisco Oliveira, pela colaboração na articulação política e reconhecimento da categoria. “Para a gente, é uma honra estar aqui hoje recebendo, neste momento, uma homenagem tão importante para a nossa categoria profissional.”
Bruno Peixoto tomou a palavra novamente e parabenizou o trabalho da Polícia Técnico-Científica, que segundo ele, dignifica o Estado de Goiás e tem papel fundamental nos números positivos que a segurança pública tem apresentado. “E a tendência é que cada dia mais a Polícia Técnico-Científica atue não apenas para desvendar crimes, mas para a prevenção. Eu fico muito feliz de fazer essa homenagem. Tenham certeza que todas as matérias pertinentes à Polícia Técnico-Científica terão prioridade na Casa.”
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
O pastor presidente da Assembleia de Deus de Goianésia, Wanderley do Carmo, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e discursou em nome dos outros condecorados com essa honraria. O religioso falou da alegria por receber a comenda que leva o nome do ex-governador do Estado. “Muito obrigado, deputado José Machado, por ter nos dado essa medalha e, em nome de todos os homenageados, nós agradecemos a todos vocês.”
José Machado destacou os bons serviços prestados por todos os escolhidos para receberem a honraria. Além do líder religioso, policiais e bombeiros militares foram homenageados. “Que esta medalha seja um símbolo duradouro de nossa admiração por aqueles que tem a honra de servir a nossa comunidade. Parabéns a todos os homenageados. E que juntos continuemos a inspirar e a fortalecer a sociedade.”
Após a entrega das honrarias, os homenageados posaram para a foto oficial da solenidade e a sessão foi encerrada.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias