Tramita na Casa de Leis a proposição 21565/24, assinada peo deputado Talles Barreto (UB), para instituir o dia estadual do Krav Magá. Focado na legítima defesa em situações reais de perigo, a técnica de combate corporal tem origem israelense e é bastante difundida no Brasil.
Reconhecido por sua abordagem de defesa pessoal e eficiência, o Krav Magá é utilizado por forças de segurança de vários países. Sua origem militar reflete o objetivo de neutralizar ameaças usando os meios corporais disponíveis.
Na justificativa da iniciativa legislativa, Barreto aponta a história da luta corporal e sua vinda ao Brasil, em 18 de janeiro de 1990, com o mestre Kobi Lichtenstein. A missão de introduzir o Krav Magá na América do Sul foi bem-sucedida, e sua chegada ficou marcada nessa data, a ser incluída no calendário cívico, cultural e turístico de Goiás.
“Os valores desenvolvidos pela comunidade do Krav Magá promovem disciplina e ética, visando uma melhor qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais justa. Seu objetivo é proporcionar segurança ao cidadão”, aponta o parlamentar em sua motivação.
A matéria será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento, para designação de relatoria. Após passar pelo colegiado constitucional, a proposta será avaliada pelo Plenário da Casa de Leis e, caso aprovada em dois turnos de discussão e votação, encaminhada à sanção do Executivo.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias