A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) vai distribuir à relatoria o projeto de lei de nº 6429/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que propõe o estabelecimento de uma política que estimule a participação dos estudantes e professores goianos em certames científicos e culturais no Brasil. A proposta prevê, especificamente, uma Política de Apoio e Incentivo à Participação em Feiras e Olimpíadas do Conhecimento Nacionais e Internacionais.
O parlamentar justifica a propositura afirmando que, apesar de Goiás ser um polo em desenvolvimento científico, tecnológico e cultural de destaque no Brasil, enfrenta o desafio de ampliar a participação e o desempenho de seus estudantes e professores em competições acadêmicas de nível nacional e internacional. E salienta que a participação em olimpíadas de conhecimento e feiras científicas ainda é baixa, se comparada à de outros estados com similar desenvolvimento econômico e demográfico.
Uma forma de incentivar a participação desses jovens e professores seria, conforme versa a propositura, a criação de eventos de conhecimento, promovendo a competição entre os participantes sobre matérias de matemática, física, química, biologia, astronomia, entre outras, além de feiras de ciências. “Trata-se de uma forma eficaz de estimular a vocação científica dos jovens, promover o desenvolvimento pedagógico e aprimorar a formação de profissionais mais competentes e inovadores.”
A medida prevê a criação do Portal do Conhecimento das Escolas Públicas do Estado de Goiás, ferramenta que dará acesso à informação sobre essas competições, criará uma comunidade de aprendizado colaborativo e oferecerá suporte contínuo aos participantes. “Ao investir em nosso capital intelectual, estaremos não apenas melhorando a educação, mas fomentando o desenvolvimento econômico sustentável do Estado de Goiás”, anotou Cruvinel.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias