A visita dos alunos do Centro de Referência de Assistência Social de Senador Canedo à Alego só terminou à tarde, quando tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre a cidadania e a importância que ela proporciona para democracia na sociedade. As crianças, com idade entre 6 e 9 anos, vieram à convite do deputado Mauro Rubem (PT).
Diante do tema abordado no evento, a coordenadora do Cras, Eleusa Mendes, ressalta que as crianças, ao visitarem a Alego, têm a oportunidade de não somente conhecer a estrutura do Poder Legislativo, mas também de conhecer quais são os seus direitos perante a lei e o quão importante possa ser, ter esse tipo de conhecimento como forma de desenvolvimento social.
A turma da tarde também conheceu as dependências da Casa. O aluno Pedro, de 7 anos, pontuou sobre a estrutura da Assembleia. “Eu achei muito legal, gostei muito do prédio e do grande salão onde os políticos se reúnem para conversar sobre o povo”, disse.
Período da Manhã
A visita dos alunos do Cras teve início ainda pela manhã. Nesse período, o grupo teve a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego, e os meninos assistiram uma palestra sobre cidadania e Poder Legislativo e uma parte da sessão extraordinária de hoje.
A palestra, ministrada pelo professor de história e servidor da Casa, Maurício Paranaguá, apresentou aos alunos do Cras conceitos como cidadania, direitos e deveres de uma sociedade e como se dá a organização social no âmbito legislativo. Ademais, as crianças puderam compreender sobre a estrutura organizacional de uma democracia, com poderes divididos em três esferas num sistema de freios e contrapesos, onde há harmonia e interdependências entre os entes da Administração Pública.
A professora Rosivane acompanhou a visita dos alunos e chamou atenção para a importância de ações como essa. Ela ressaltou que trabalha com um público vulnerável que não compreende, por vezes, a atuação de um parlamentar e a importância de Casas legislativas numa democracia. “Essas crianças não têm acesso a locais como esse. É comum não entenderem o funcionamento de um Poder. É importante realizar ações como essa, pois mostra a essas crianças que existe um mundo além da casa e da periferia”, disse.
Por fim, a professora considerou que a visita, ainda na infância, pode ser um divisor de águas e tem o objetivo de incentivar os pequenos cidadãos a se profissionalizarem e, quem sabe um dia, serem legisladores.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias