O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou o projeto de lei n° 20559, que declara o Circuito Orgulho de Viver como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás. A proposta requer, também, que o evento, realizado anualmente nos meses de abril, junho e setembro, na cidade de Goiânia, seja incluído no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás.
Na justificativa da medida, o parlamentar destaca que o Circuito Orgulho de Viver tem o objetivo de trazer visibilidade para três causas sociais importantes, além de incentivar a participação da população goiana em corridas de rua, um dos esportes mais praticados no Brasil. Amilton Filho ressaltou a importância de estimular a prática esportiva, especialmente no contexto de promoção de saúde física e mental.
O circuito foi criado pela Bee Sports, em 2019, com a primeira etapa ocorrendo durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre doenças mentais. O evento busca utilizar o esporte como uma ferramenta de apoio aos tratamentos dessas doenças, promovendo a transformação de vidas. Após ser suspenso devido à pandemia, o circuito voltou em 2023 e, desde então, tem se consolidado como um movimento de apoio emocional e físico para os participantes.
A edição de 2024 trouxe a etapa Abril Azul, em homenagem ao mês de conscientização do autismo, ressaltando a importância da inclusão e dos benefícios que a prática esportiva proporciona para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em seguida, o circuito promoveu o Junho Vermelho, focado no incentivo à doação de sangue, uma ação vital para garantir os estoques dos bancos de sangue, especialmente em períodos de alta demanda.
A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designará relator para análise e emissão de parecer.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias