A Diretoria de Saúde do Parlamento goiano, por intermédio da Seção de Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), realiza ao longo desta terça-feira, 5, testagem rápida para detecção de doenças infecciosas como sífilis, hepatites e HIV. A ação ocorre na sala A003, ao lado da Diretoria de Saúde, das 8 às 17 horas. Além da testagem, também haverá distribuição de preservativos para os servidores e visitantes da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
O diretor de Saúde da Casa, Eduardo Bernardes, ressaltou que a presidência da Alego tem como uma das prioridades da 20ª Legislatura a saúde do servidor. Assim, ele pontuou que ações como essa têm sido recorrentes e reiterou que a iniciativa está de acordo com a Lei federal nº 13.504, de 7 de novembro de 2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Quanto mais precoce for realizado o diagnóstico, mais fácil é o tratamento. Atualmente, as pessoas podem conviver com o vírus do HIV, com saúde e qualidade de vida. Por isso, é essencial identificar esses grupos, orientar corretamente e difundir essas informações, para abraçá-los e servi-los da melhor maneira.”
Dados do Ministério da Saúde mostram uma queda de 25,5% na mortalidade por aids no País. Em 2019, o número de mortes em decorrência de complicações da doença foi de 10.994. Além disso, a pasta aponta que 1 milhão de pessoas convivem com HIV no Brasil, sendo 650 mil homens e 350 mil mulheres. Por fim, vale ressaltar a efetividade dos tratamentos retrovirais, responsáveis por suprimir a carga viral de modo a zerar o risco de transmissão, o que evidencia ainda mais a importância de diagnóstico precoce e início imediato do tratamento.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias