A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, nesta quinta-feira, 10, a segunda edição do projeto “Em Tela”, promovido pela Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Casa, oferecida aos alunos da disciplina de Audiovisual e Educação do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
O evento será realizado a partir das 9 horas, no auditório 2, e inclui a exibição de dois curtas-metragens: um documental e, o outro, uma adaptação de livro. As atividades do “Em Tela” são resultado de contrapartidas sociais previstas em projetos aprovados nos editais de fomento cultural, para as quais a Alego abre suas portas.
Essa será a segunda edição do evento, que já foi realizado no mês de junho, no Dia do Cinema Brasileiro. Naquela ocasião, participaram das atividades alunos de escolas da rede estadual de educação. O “Em Tela” tem como foco a valorização da produção cinematográfica regional, bem como o incentivo e difusão de informações relacionadas ao audiovisual.
Programação
9h – Exibição dos filmes:
“O Vale vai descer”, de Elisa Marques – Curta-metragem documental, Brasil, 2024 – Classificação livre
Sinopse: criado com a finalidade de combater a intolerância no esporte, o time goiano Vale Handebol Clube é o primeiro e único time LGBTQIAP+ de handebol do Centro-Oeste e o primeiro do Brasil a conquistar uma competição federada. A homenagem à equipe, de forma inédita em um documentário audiovisual, não só serve como documentação histórica para o acervo cultural e esportivo do Estado, como também contribui para a inclusão e luta da comunidade por seu espaço no esporte.
“O amor segundo a poeta”, de Elisa Marques – Episódio piloto da adaptação audiovisual do livro “Até minha terapeuta sente falta de você”, Brasil, 2024 – Classificação livre
Sinopse: episódio piloto de uma web série de cunho poético que registra fases do término de um relacionamento entre duas mulheres, sob o ponto de vista das protagonistas. É uma adaptação para o audiovisual do livro “Até minha terapeuta sente falta de você”, da goiana Elisa Marques, que reúne 72 poemas de inspiração autobiográfica e motivação passional, como um diário íntimo. A obra, que registra fases do término de um relacionamento entre duas mulheres sob o ponto de vista da autora, foi contemplada em edital de Melhor Obra Cultural 2022/2023 da Lei Paulo Gustavo.
10h – Roda de conversa, mediada por Raquel Eshilley (discente UEG), com Elisa Marques (diretora, roteirista e escritora); Leandro Portoh (diretor de arte e de produção); João Victor Silva (diretor de fotografia e editor); André Fayad (presidente do Vale Handebol Clube).
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias