InícioAlegoCampanha de conscientização sobre síndrome do ovário policístico é aprovada em 1ª...

Campanha de conscientização sobre síndrome do ovário policístico é aprovada em 1ª fase

A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que atinge mulheres em idade reprodutiva e foi objeto de aprovação do Plenário em primeira votação nesta quarta-feira, 6.

Segundo a justificativa do projeto  432/23, as mulheres que não conseguem identificar o problema e tratá-lo adequadamente podem acabar desenvolvendo várias doenças. Para alertar a população feminina, que muitas vezes tem a SOP, mas não sabe, a deputada Rosângela Rezende (Agir) pleiteia instituir, em Goiás, uma campanha estadual de conscientização sobre o distúrbio, a ser realizada anualmente na primeira semana de março. 

O diagnóstico é feito por meio da consulta com especialista — ginecologista ou endocrinologista —, que deve, preferencialmente, ser procurado pela paciente logo no início da puberdade, para um tratamento adequado, e afastar as consequências. A partir de óvulos não eclodidos, formam-se pequenos cistos, que se acumulam nos ovários. De acordo com o Ministério da Saúde, essa desordem pode provocar desde problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como infertilidade, e, se não tratado, diabetes, gordura no fígado e doenças cardiovasculares. 

Semana

A semana de conscientização proposta tem como objetivo chamar a atenção para a SOP de maneira a alertar sobre a síndrome por meio de campanhas informativas. Além disso, visa orientar sobre o tratamento, organizar seminários e debates na perspectiva da saúde pública e desenvolver ações, programas e projetos a fim de oferecer auxílio às mulheres que sofrem com o problema.

A data escolhida coincide com o mês da mulher, de conscientização de combate à violência contra elas e com a semana estadual de prevenção à endometriose e à infertilidade.  

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA