InícioAlegoBia de Lima ressalta a necessidade de diálogo com movimentos sindicais e...

Bia de Lima ressalta a necessidade de diálogo com movimentos sindicais e elogia programa do governo federal

Na manhã desta quinta-feira, 29, durante a sessão ordinária realizada no Plenário Iris Rezende Machado do Palácio Maguito Vilela, a deputada Bia de Lima (PT) fez uso da palavra para sair em defesa do diálogo entre o Governo estadual e o movimento sindical. A parlamentar compartilhou reflexões sobre as interações políticas e sociais que marcam o cenário goiano.

Ela lembrou que ontem, quarta-feira, 28, a Alego recebeu o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em um encontro que reforçou a importância da unidade entre os Poderes e a sociedade civil. A parlamentar fez questão de expressar sua gratidão ao presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), pela acolhida ao ministro, sublinhando a relevância do evento. “Ontem nós tivemos a alegria de receber aqui, em Goiás, o ministro Luiz Marinho, em uma audiência muito concorrida”, lembrou a deputada, evidenciando o sucesso da reunião que congregou representantes do fórum empresarial, centrais sindicais e movimentos sociais.

A deputada ressaltou a excepcional receptividade do fórum empresarial ao ministro, destacando a importância de tais encontros para o debate de questões cruciais no mundo do trabalho e a construção conjunta de perspectivas futuras. “Agradeço todo o fórum empresarial pela receptividade extraordinária ao ministro”, disse Bia, salientando a integração entre diferentes segmentos da sociedade em prol dos desenvolvimentos social e econômico.

Porém, sua fala voltou a crítica ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), pela falta de diálogo com o movimento sindical. Bia de Lima compartilhou suas experiências pessoais e profissionais na busca por espaços de conversação com o Governo estadual, revelando um cenário de dificuldades e resistências. “Desde que me tornei deputada estadual, fui recebida pelo governador Caiado e pedi duas coisas: um encontro com o movimento sindical e o fim do desconto de 14,25% dos aposentados. Infelizmente, o governador recebe os empresários, mas não o movimento sindical”, lamentou a parlamentar.

A deputada questionou a postura do Governo estadual em não estabelecer um diálogo aberto e construtivo com os trabalhadores e suas representações, questionando a exclusão do movimento sindical das conversações. Bia concluiu sua participação com um apelo pela valorização do diálogo e da negociação coletiva como pilares para o avanço social e econômico do Estado.

A parlamentar voltou à tribuna para parabenizar o Programa Pé-de-Meia, do governo federal, que garante incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Bia esclareceu que o auxílio tem o intuito de democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.  

A deputada ainda questionou os colegas parlamentares pela ausência do debate, em Plenário, sobre os salários dos professores do Estado. “Os professores de Goiás são os que ganham os piores salários no ranking nacional. Educação de qualidade se faz com professores valorizados, não é só com prédio pintado não”.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA