A deputada estadual Bia de Lima (PT) promoverá, nesta terça-feira, 19, o projeto “Abraço Negro 2024”, que irá homenagear, nesta edição, a ginasta Rebeca Andrade. O evento, fruto da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), será em alusão ao Dia da Consciência Negra e terá lugar, pelo segundo ano consecutivo, no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a partir de 14h.
O Abraço Negro teve início há 23 anos, na Escola Municipal Evangelina Pereira da Costa, na Chácara Recreio São Joaquim. Hoje, sob a responsabilidade do Sintego, é realizado em diversos municípios goianos, por meio das Regionais Sindicais da entidade, e ainda em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Bahia.
O projeto vem também da parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Centro de Referência Negra Lélia Gonzales (Crenlego) e faz parte do Calendário de Eventos da Educação e da Cultura em Goiás. Esta edição contará com a participação de 40 escola e, com isso, a expectativa é da presença de 800 estudantes, além de trabalhadores da educação e ativistas do movimento antirracista.
Durante o evento, Bia de Lima prestará homenagem às pessoas que lutam no combate ao racismo. Ela ressalta a importância do feriado da Consciência Negra, que será celebrado, pela primeira vez, no dia 20 de novembro, e destaca que a data fortalecerá a promoção de uma educação antirracista.
Além disso, a deputada aponta como é essencial a ocupação da Alego para o evento representativo. “É muito importante trazer o Abraço Negro para a Casa de Leis. Queremos sempre prestigiar, enaltecer e valorizar o povo negro. No nosso País, todo mundo tem que ser respeitado e essa educação deve ser construída junto aos pequenos, para que esses estudantes cresçam com uma mentalidade sem racismo, crime que afronta a dignidade humana”, declara.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias