InícioAlegoBia de Lima pleiteia criar conselho para mediar conflitos nas escolas estaduais

Bia de Lima pleiteia criar conselho para mediar conflitos nas escolas estaduais

Em trâmite na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a proposição 658/23 visa a criação do Conselho de Mediação de Conflitos (CMC) nas escolas. De autoria da deputada Bia de Lima (PT), a medida pretende instalar os conselhos em cada unidade escolar da rede estadual de ensino, com o objetivo de atuar na prevenção e resolução de conflitos que envolvam alunos, pais, professores e servidores.

A medida prevê que a instância será composta por professores, funcionários da instituição de ensino, alunos, pais e responsáveis, todos por meio do voluntariado e devidamente capacitados para atuarem como facilitadores de resolução dos conflitos.

A atuação dos CMC se dará por meio de diálogos e resoluções pacíficas, mapeando conflitos ocorridos nas escolas, orientando a comunidade escolar em mediações independentes e imparciais. Além disso, visa sugerir medidas para a resolução dos conflitos existentes, identificando as causas da violência no âmbito escolar e as áreas que apresentem risco de violência nas escolas.

O projeto de lei pauta-se, em sua justificativa, pelos recentes casos de violência ocorridos em Goiás e no Brasil, buscando promover mais segurança e, consequentemente, o sucesso na relação ensino/aprendizagem no ambiente escolar.

A proposição encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), distribuída ao relator deputado Coronel Adailton (Solidariedade) , que encaminhou o processo à diligência do Conselho Estadual de Educação. 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA