Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu, na manhã desta quinta-feira, 21, sessão solene em homenagem ao Dia do Auditor Fiscal e entrega do Certificado do Mérito Legislativo.
Além do parlamentar, propositor da sessão, compuseram a mesa dos trabalhos: o presidente do Sindicato dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Sindifisco-GO), Paulo Sérgio dos Santos Carmo; a presidente da Associação do Fisco de Goiás, Dalvina Alves Cardoso; o diretor jurídico do Sindifisco, Claudio César Santa Cruz Modesto; o ex-deputado estadual Lyvio Luciano Carneiro de Queiroz e a auditora fiscal Leda Maria Medeiros Guedes.
Ao abrir a sessão, Prado recordou a sua infância e juventude, trazendo memórias do seu pai e avô que fizeram carreira no fisco goiano. “Homenagear o fisco é lembrar da minha história. Quando cheguei na Alego, já no primeiro requerimento fiz questão de chamar essa categoria para homenageá-la, afinal convivia com a Affego [Associação do Fisco de Goiás] 24 horas. Tenho a honra de ver o nome do meu avô naquele prédio. Na época da faculdade cheguei a prestar concurso do fisco, mas não cheguei a assumir e, depois, resolvi seguir a carreira de delegado”, contou.
O legislador manifestou sua gratidão a cada auditor fiscal, que, segundo ele, são guardiões dos cofres públicos do Estado de Goiás. “Neste dia reconhecemos que as demandas são muitas e a pressão é constante. Estamos ao lado de vocês para que possam representar essa missão com excelência. Aqui, não abrirei mão de defendê-los. Tenho um grande compromisso com vocês, estamos juntos nas batalhas”, finalizou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (UB), também participou da sessão e enfatizou que se ausentou de outra reunião para marcar presença nessa celebração e relembrou os momentos que viveu com cada um dos integrantes da mesa dos trabalhos.
“Fiz questão de aqui estar para demonstrar o carinho que a Alego tem por cada um de vocês que dedicaram e dedicam a vida para servir o povo goiano. Hoje é dia de homenagear esses homens e mulheres que servem ao nosso Estado, pois devemos reconhecer que se o nosso crescimento existe e crescemos acima da média nacional é graças a vocês. Então, que sejam abençoados e possam continuar servindo o povo do nosso Estado”, ressaltou Peixoto.
Homenageados
A presidente da Associação do Fisco de Goiás, Dalvina Alves Cardoso fez uso da fala e lembrou que já são quase 60 anos pertencendo à classe fiscal e tamanha história não caberia em seu discurso. Dalvina destacou que entre os 45 homenageados, apenas 15 eram mulheres. “Ainda somos poucas, mas o significado é muito grande, visto que é uma atividade fundamental, de enfrentamento, que requer conhecimento e coragem”, afirmou.
A auditora fiscal relatou que umas das suas maiores alegrias ser também de professora e falou do privilégio de lecionar para vários colegas de profissão. “A maioria dos fiscais que estão aqui passaram por algum tipo de escola comigo, uma aula, um ensinamento, considero isso uma grande honra”.
Ao encerrar sua fala Dalvina agradeceu o deputado Delegado Eduardo Prado pela homenagem e pontuou que momentos como esse vão além da honraria, e possibilitam reencontros com os colegas de profissão.
O presidente do Sindicato dos Funcionários do Fisco- Go, Paulo Sérgio dos Santos falou em seguida, e enfatizou que o auditor fiscal tem um papel fundamental na busca de uma sociedade livre, justa, solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. ”Só se alcança esses objetivos com recursos públicos e com receita tributária, portanto o auditor fiscal é essencial para o desenvolvimento do País”, disse.
Paulo Sérgio afirmou que a vida de um auditor é feita de muito trabalho e sacrifícios para que a Constituição da República seja implementada. “Dia 21 de setembro é uma data para celebrar e destacar nosso encargo na garantia de recursos, independente do Governo, para que ele cumpra o seu papel”, lembrou.
Por fim, a auditora fiscal, Leda Maria Medeiros Guedes discursou em nome dos homenageados e reiterou que na profissão de auditor não existe espaço para o medo. “Aprendemos a driblar todos os tipos de situações, pois o Estado é nosso patrão e precisa de recursos para crescer e somos nós que fiscalizamos”.
Leda disse que a homenagem foi um grande estímulo para os fiscais continuarem a luta e relatou que o ofício que exercem às vezes é esquecido e mal visto pela sociedade. “Somos uma classe honesta, criativa, forte e estamos na busca incansável por um Brasil melhor”, concluiu.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias