A Seção Adjunta de Atividades Culturais, em parceria com o Centro de Assistência aos Radioacidentados (Cara) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai inaugurar a Exposição Césio-137 no saguão principal do Palácio Maguito Vilela. A mostra estará aberta ao público nesta terça-feira, 17, a partir das 14 horas, e ficará disponível até o dia 30 de setembro.
A exposição é idealizada pelo artista Marcelo Marostica e resgata a história do acidente com o césio-137, apresentando obras que remetem à resiliência, à reconstrução e aos enfrentamentos ocasionados por esse fato histórico. A exibição será feita por meio de telas e registros da época, documentando o acidente.
De acordo com Marostica, artistas plásticos expõem, por meio de suas obras, a caminhada de superação de Goiás e das vítimas após o acidente radiológico de 1987, na Capital goiana. O acontecimento ocasionou discriminação e rejeição direta ao povo goiano, aos seus produtos, tanto nacional quanto internacionalmente. Em Goiás, a economia despencou e as perspectivas de recuperação rápida se mostraram remotas.
Em 2023, 36 anos após o trágico acidente, Goiás alcançou o segundo lugar entre as unidades federativas que mais cresceram no País. Além disso, Goiânia foi considerada a segunda com melhor qualidade de vida entre as 27 capitais brasileiras.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias