O engenheiro Nivaldo Mendes, o advogado Bruno Romero e o farmacêutico Caio Eduardo Lupetti Santos receberam, em sessão solene na noite de sexta-feira, 15, o Título de Cidadania Goiana. A solenidade foi iniciativa de Virmondes Cruvinel (UB), que concedeu o reconhecimento a Mendes e Romero. A proposta de concessão da honraria para Lupetti foi do ex-deputado Tião Caroço, na legislatura passada.
A sessão extraordinária foi prestigiada pelo ex-deputado Afrêni Gonçalves, pela presidente do Conselho Regional de Economia, Kerssia Kamanech, pelo representante do Conselho Regional de Contabilidade, Edson Cândido Pinto, e pelo presidente da Comissão Especial de Desburocratização da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás, Lourival de Moraes Fonseca Júnior.
No seu pronunciamento, Virmondes Cruvinel afirmou que a sessão era uma oportunidade de reconhecer, sempre com muito critério, pessoas que participaram da história do Estado de Goiás, na vida pública e também nas atividades classistas, na vida acadêmica, na participação na sociedade civil organizada. “Ajudando com ideias, com ações, mas principalmente com propósitos”, ressaltou.
Sobre Bruno Romero Pedrosa Monteiro, o parlamentar destacou que na militância da advocacia, ele tem contribuído com teses importantes, conhecimentos valorosos, especialmente, no que diz respeito ao aspecto tributário, no direito que cerca o desenvolvimento das cidades, do poder público, mas também da sociedade como um todo.
O legislador enalteceu Bruno como uma grande referência das pautas legislativas, oportunamente sempre nas matérias tributárias, no que diz respeito ao direito público também: “Sempre procuro consultá-lo por seu vasto conhecimento nesse contexto. Ele que tem ajudado bastante a passarmos um momento na história de Goiás, de tentar diminuir burocracia, na redução da carga tributária, ajudar a atualizar legislações para que sejam mais enxutas”.
De Nivaldo Mendes, Cruvinel lembrou a formação acadêmica sólida, com participações profissionais importantes nas áreas de economia e contabilidade, tendo chegado a postos de alto comando em empresas e instituições financeiras e, ainda na formação e capacitação de novos profissionais. Segundo ele, há muitos anos, Nivaldo vem seguindo firme no propósito de ser um grande profissional na sua área e que tem contribuído também na gestão pública.
“Cada vez mais nós precisamos ter gestão pública de qualidade, eficiente, que alcance aqueles princípios constitucionais aí trazidos para o nosso contexto na prática, na vivência e, que principalmente, se preocupe com o maior propósito que é atender bem o cidadão. E o querido Nivaldo faz muito bem essa missão”, disse Virmondes.
O parlamentar destacou que Caio Eduardo Lupeti Santos, mesmo sendo muito jovem, traz uma experiência importante de atuação na indústria farmacêutica. Segundo Cruvinel, o novo cidadão goiano, além da atividade na área privada, também já teve vivências de gestão pública, como a atuação no Núcleo de Entorpecentes do Instituto de Criminalística de São Paulo.
Virmondes Cruvinel sublinhou o trabalho social desenvolvido por Caio Eduardo. “Caio, mesmo em sua juventude, também agora se torna um cidadão goiano, que eu tenho certeza que motiva a juventude aguerrida a seguir seus propósitos, estudar, se preparar e capacitar, para poder fazer a diferença em sociedade.”
Em seguida, o deputado entregou os títulos aos agraciados.
Em seu discurso, Bruno Romero se disse honrado por ser cidadão de Goiás, que é uma terra pela qual é apaixonado há muito tempo. Ele também se revelou admirador das pessoas daqui, principalmente, pela simplicidade e acolhimento. “Essa terra é linda, as pessoas são simpáticas, são inteligentes, o ambiente de negócios é muito bom, mas sobretudo, é um estado que tende a ser um motor do país, por isso que me sinto muito honrado de ser cidadão goiano.”
Nivaldo Mendes tomou a palavra e disse que ficou surpreso com a honraria por não saber se é merecedor do título. “Eu me senti muito honrado, deputado, com essa homenagem e só tenho a agradecer. E dizer que estou sempre aqui às ordens para que o senhor precisar. Nós continuaremos com essa luta.”
Convidado a discursar, o ex-deputado Afrêni Gonçalves disse que foi pego de surpresa e revelou que desde que deixou o Parlamento, em 2007, nunca mais havia subido em uma tribuna. Ele falou do merecimento de cada homenageado, em especial de Nivaldo Mendes, com quem tem um forte vínculo e de quem já foi companheiro de trabalho em várias ocasiões. “Eu até me sinto homenageado também com essa homenagem ao professor Nivaldo. Eu tive a oportunidade de fazer essa homenagem a ele e não fiz. E você fez, deputado Virmondes. Então eu quero te agradecer também por homenagear esse grande homem público, pai de família, profissional, pessoa muito competente, preparado, um ser humano, de idoneidade, todo mundo que o conhece sabe o quanto é sério e competente.”
Após os discursos, a solenidade foi encerrada.
Confira um breve currículo de cada um dos novos cidadãos goianos
Nivaldo José Mendes
Mendes nasceu na cidade de Cascalho Rico (MG). Ao longo de sua trajetória, conquistou currículo extenso, de grande relevância e contribuição nas áreas de economia empresarial e docência acadêmica, em engenharia, e atuando, também, como professor do departamento de Ciências Contábeis da então Universidade Católica de Goiás (UCG)).
Além de seu extenso conhecimento, o engenheiro realizou trabalhos voluntários, como conselheiro efetivo da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), com mandato até dezembro de 2016; conselheiro efetivo da Fundação de Assistência ao Menor Aprendiz (Fama), com mandato até 2016; presidente da Comissão de Finanças da Loja Maçônica Liberdade e União, com mandato até 2016; e diretor de Educação da Fama, com mandato de 2021 a 2023.
Bruno Romero Pedrosa Monteiro
O homenageado, nascido em 28 de julho de 1966, na cidade de Recife (PE), demonstra, ao longo de suas caminhadas acadêmica e profissional, ética e comprometimento com a sociedade goiana. Com desenvolvimento de projetos e ações na área do direito, dessa forma, evidencia notáveis soluções técnicas para a iniciativa privada e também para o ambiente público em Goiás.
Em relato, Bruno esclarece que a conexão entre Pernambuco e Goiás pode ser observada por meio da história do Brasil, com destaque para o período colonial, no qual houve uma intensa migração de nordestinos em busca de oportunidades econômicas na região central do País.
Ao descrever e comparar os dois estados, Bruno Monteiro pontua que a simpatia e o espírito acolhedor são características marcantes tanto do povo pernambucano quanto do goiano e que, por esse motivo, se sente privilegiado com a homenagem.
Caio Eduardo Lupetti Santos
Nascido em 14 de junho de 1993, em Guarulhos (SP), Lupetti tem graduação em farmácia e bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz, com MBA em Gestão de Negócios, tendo mais de cinco anos de atuação em indústrias farmacêuticas multinacionais e nacionais nas áreas de produção e qualidade.
O profissional reside em Goiânia desde 24 de fevereiro de 2018 e vem contribuindo para o desenvolvimento de Goiás, atuando como supervisor de produção do setor líquidos estéreis do Laboratório Teuto Brasileiro, na cidade de Anápolis.
Além disso, atua como voluntário da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, onde foi coordenador da Pastoral da Juventude (2019-2021), promovendo a evangelização de jovens e atividades, como organização de festividades, memorial à covid-19 e trabalhos como benfeitor da Pascom e benfeitor da Creche Anjo da Guarda, obra social da referida paróquia, com sede em Aparecida de Goiânia.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias