InícioAlegoAssembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 73 anos da...

Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem aos 73 anos da União Estadual dos Estudantes

Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou sessão solene na manhã desta terça-feira, 5, com entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem aos 73 anos da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO). O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado.

Além do propositor da homenagem, participaram da mesa dos trabalhos: o presidente da UEE-GO, Ranilson Ferreira Paiva Júnior; representante da Associação Nacional de Pós-graduação, Daisy Jorge Lima; representante dos estudantes cotistas, Cauan Santana Amorim; representante dos estudantes das universidades públicas, João Pedro Faleiro Guida Marcarenhas; diretora da UEE-GO, Nairmariza Silva de Rezende; e a chefe da Assesoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legisaltiva de Goiás, Ana Rita Marcelo de Castro; a conselheira Estadual de Educação Thaís Falone.

Em seu discurso Mauro Rubem destacou que as atuações da UEE-GO ao longo de sete décadas são suficientes para justificar a honraria. Ele apontou os movimentos estudantis em defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG) e como a luta pela educação é responsável por elevar o status de Goiás em questões como saúde, segurança e economia.

“Quero relatar minha alegria pelas diversas correntes políticas que coordenam e constroem os movimentos estudantis. É nessa pluralidade e liberdade de ideias que aprenderemos novas formas de derrotar os males do mundo”, afirmou Rubem.

Estudantes e a evolução social

A chefe da seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Ana Rita de Castro, ao fazer uso da fala destacou ações de Mauro Rubem em defesa da educação e parabenizou os jovens engajados nos movimentos estudantis. Ela observou que nos últimos tempos tem percebido ações para descredibilizar, enfraquecer e desarticular as políticas públicas de educação, mas destacou a organização dos estudantes como peça fundamental para assegurar direitos. 

O presidente da UEE, Ranilson Ferreira Paiva Júnior, afirmou que a homenagem é um momento de reflexão comemoração. “ Ocasião de olhar para trás e reconhecer todas as conquistas e desafios que superamos e avançamos.” Ele ressaltou que desde  fundação a entidade vem lutando incansavelmente por educação de qualidade e pela garantia de direitos dos estudantes, aspirando um futuro melhor. 

Ranilson relatou que o intuito da entidade é que nenhum  estudante seja deixado para trás na sua caminhada. “Nossa responsabilidade é nos adaptar às mudanças  soicais e garantir uma educação inclusiva  e acessível na qual prepara os estudantes para os desafios da vida.”

Democratização da Educação

Cauan Santana Amorim discursou em nome dos estudantes cotistas e ressaltou que o alunado é o agente da mudança responsável por moldar a identidade do Brasil. Ele afirmou que o momento é de relembrar as lutas travadas pelos movimentos estudantis em defesa da educação ao longo dos anos. E destacou, ainda, a importância da lei das cotas como instrumento para democratizar o acesso à educação. 

O estudante apontou que as políticas afirmativas buscam, sobretudo, proporcionar oportunidades iguais e destacou que várias pessoas tiveram sua vida transformada pela educação. “Essas políticas não só quebraram barreiras, como também enriqueceram nossas universidades com a diversidade de perspectiva e vivência que cada estudante traz consigo. O acesso à educação de qualidade não será mais um privilégio, mas um direito aos estudantes do nosso país.”

Esperança

A conselheira estadual de Educação, Thais Falone, lembrou que ao longo dos anos a  UEE-GO vem trabalhando de maneira prática para que todas as pessoas tenham acesso à educação. A conselheira afirmou que foi conquistado muitos direitos a favor dos estudantes e lembrou o Passe Estudantil como exemplo.

Thais citou o filósofo e educador Paulo Freire. “E esperança de o verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”

Por fim a diretora da UEE-GO, Nairmaria Silva de Rezende, agradeceu a Mauro Rubem pela homenagem e pelo espaço dado aos estudantes na Casa. A gestora afirmou que a luta pela educação pública de qualidade continua: “Essa causa sempre será a principal batalha da União Estadual dos Estudantes de Goiás”.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA