Por iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou sessão solene na manhã desta terça-feira, 5, com entrega do Certificado de Mérito Legislativo em homenagem aos 73 anos da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO). O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado.
Além do propositor da homenagem, participaram da mesa dos trabalhos: o presidente da UEE-GO, Ranilson Ferreira Paiva Júnior; representante da Associação Nacional de Pós-graduação, Daisy Jorge Lima; representante dos estudantes cotistas, Cauan Santana Amorim; representante dos estudantes das universidades públicas, João Pedro Faleiro Guida Marcarenhas; diretora da UEE-GO, Nairmariza Silva de Rezende; e a chefe da Assesoria Adjunta de Atividades Culturais da Assembleia Legisaltiva de Goiás, Ana Rita Marcelo de Castro; a conselheira Estadual de Educação Thaís Falone.
Em seu discurso Mauro Rubem destacou que as atuações da UEE-GO ao longo de sete décadas são suficientes para justificar a honraria. Ele apontou os movimentos estudantis em defesa da Universidade Federal de Goiás (UFG) e como a luta pela educação é responsável por elevar o status de Goiás em questões como saúde, segurança e economia.
“Quero relatar minha alegria pelas diversas correntes políticas que coordenam e constroem os movimentos estudantis. É nessa pluralidade e liberdade de ideias que aprenderemos novas formas de derrotar os males do mundo”, afirmou Rubem.
Estudantes e a evolução social
A chefe da seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Ana Rita de Castro, ao fazer uso da fala destacou ações de Mauro Rubem em defesa da educação e parabenizou os jovens engajados nos movimentos estudantis. Ela observou que nos últimos tempos tem percebido ações para descredibilizar, enfraquecer e desarticular as políticas públicas de educação, mas destacou a organização dos estudantes como peça fundamental para assegurar direitos.
O presidente da UEE, Ranilson Ferreira Paiva Júnior, afirmou que a homenagem é um momento de reflexão comemoração. “ Ocasião de olhar para trás e reconhecer todas as conquistas e desafios que superamos e avançamos.” Ele ressaltou que desde fundação a entidade vem lutando incansavelmente por educação de qualidade e pela garantia de direitos dos estudantes, aspirando um futuro melhor.
Ranilson relatou que o intuito da entidade é que nenhum estudante seja deixado para trás na sua caminhada. “Nossa responsabilidade é nos adaptar às mudanças soicais e garantir uma educação inclusiva e acessível na qual prepara os estudantes para os desafios da vida.”
Democratização da Educação
Cauan Santana Amorim discursou em nome dos estudantes cotistas e ressaltou que o alunado é o agente da mudança responsável por moldar a identidade do Brasil. Ele afirmou que o momento é de relembrar as lutas travadas pelos movimentos estudantis em defesa da educação ao longo dos anos. E destacou, ainda, a importância da lei das cotas como instrumento para democratizar o acesso à educação.
O estudante apontou que as políticas afirmativas buscam, sobretudo, proporcionar oportunidades iguais e destacou que várias pessoas tiveram sua vida transformada pela educação. “Essas políticas não só quebraram barreiras, como também enriqueceram nossas universidades com a diversidade de perspectiva e vivência que cada estudante traz consigo. O acesso à educação de qualidade não será mais um privilégio, mas um direito aos estudantes do nosso país.”
Esperança
A conselheira estadual de Educação, Thais Falone, lembrou que ao longo dos anos a UEE-GO vem trabalhando de maneira prática para que todas as pessoas tenham acesso à educação. A conselheira afirmou que foi conquistado muitos direitos a favor dos estudantes e lembrou o Passe Estudantil como exemplo.
Thais citou o filósofo e educador Paulo Freire. “E esperança de o verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”
Por fim a diretora da UEE-GO, Nairmaria Silva de Rezende, agradeceu a Mauro Rubem pela homenagem e pelo espaço dado aos estudantes na Casa. A gestora afirmou que a luta pela educação pública de qualidade continua: “Essa causa sempre será a principal batalha da União Estadual dos Estudantes de Goiás”.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias