InícioAlegoAprovada PEC que trata das novas diretrizes de execução da programação orçamentária

Aprovada PEC que trata das novas diretrizes de execução da programação orçamentária

De autoria do governador Ronaldo Caiado (UB), foi aprovada, em primeiro turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) de nº 5200/23, que altera o art. 111 da Constituição do Estado de Goiás, no seu parágrafo 12. A modificação estabelece que as programações orçamentárias decorrentes das emendas não sejam obrigatórias aos parlamentares individuais, nos casos dos impedimentos de ordem técnica. O texto ainda acrescenta o parágrafo 20, para fixar as diretrizes concernentes à viabilidade da execução. Foram registrados 35 votos a favor e nenhum contrário no painel. 

O Governo argumenta com justificativas da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (Serint), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Economia. O objetivo é dar à administração pública segurança e transparência na gestão dos recursos e reforçar a harmonia entre os Poderes.

A Serint registra que a PEC visa a potencializar a eficácia das emendas parlamentares individuais impositivas, ainda que a incorporação dos impedimentos de ordem técnica seja mais reincidente; no entanto, será a garantia da efetiva entrega à sociedade dos bens e dos serviços decorrentes da emenda, em razão da avaliação especializada dos órgãos de execução. Haverá, ao final, mais equilíbrio entre os Poderes, elevando a gestão pública a um patamar mais transparente, eficiente e responsável.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA