Proposto pela deputada Vivian Naves (PP), foi aprovado em primeira votação um projeto de resolução que cria o programa Tampinha Solidária, que consiste na arrecadação de tampinhas de garrafas pet pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Conforme o projeto, esse material será trocado e a renda revertida em doações de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência física pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, que serão escolhidas em parcerias com instituições filantrópicas. A matéria teve 26 votos favoráveis e nenhum contrário no painel eletrônico.
De acordo com o texto do projeto de lei nº 1107/23, o recolhimento do material da campanha, o calendário de coleta e a logística para viabilização ficará a cargo do Poder Legislativo estadual, que disponibilizará coletores recicláveis nos departamentos e corredores da casa para recolhimento e recebimento dos materiais. Poderão ser feitos convênios com empresas, organizações não governamentais e instituições financeiras, a fim de operacionalizar o programa, desde que sejam devidamente cadastrados.
Na justificativa do projeto, a finalidade de arrecadar tampas plásticas, além de impedir que sejam descartadas no meio ambiente, é tornar possível uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência física, por meio da mobilização do Legislativo estadual.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias