Antônio Gomide realiza sessão solene em homenagem à Fieg, ao Senai e ao Sesi, nesta 6ª-feira, 1º

0
92

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado Antônio Gomide (PT), promoverá nesta sexta-feira, 1º, sessão solene extraordinária em homenagem às instituições: Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Senai). Na solenidade, será entregue o Certificado de Mérito Legislativo a vários representantes do sistema. O evento terá lugar no Plenário Iris Rezende, às 19 horas. 

A Fieg foi fundada em 17 de dezembro de 1950 pelos sindicatos das indústrias da construção e do mobiliário, indústria da alfaiataria e da confecção de roupas de homem, indústria de calçados, indústrias de alimentação e das indústrias gráficas do Estado de Goiás.

Foi reconhecida pela Carta Ministerial de 3 de abril de 1952 e instalada, oficialmente, em 1° de maio 1952, no salão de honra da Fecomércio. Com a criação da Fieg, logo também se instalaram, em Goiás, os departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Por meio da atuação de dez conselhos temáticos e cinco câmaras setoriais, a Fieg articula com o setor público a adequação de leis e normas em campos como o ambiental, o trabalhista e o tributário. A entidade tem como metas o desenvolvimento da indústria, a redução e simplificação de impostos, melhores condições de transporte e mais segurança jurídica para investir e produzir.

A Fieg é formada por 35 sindicatos patronais das indústrias, que representam um terço da economia goiana e geram centenas de milhares de empregos em todo o Estado. Por meio das instituições Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a federação promove educação, saúde e segurança do trabalhador, qualificação profissional, soluções tecnológicas e inovação.

Gomide lembra que a Fieg luta por uma sociedade produtiva, justa e com acesso a oportunidades. Por meio do Projeto Fieg + Solidária, a federação mobiliza industriais, trabalhadores da indústria e comunidade em geral para cuidar daqueles que mais precisam, seja pela doação de alimentos, produtos de higiene, limpeza e agasalhos, seja pela oferta de almofadas do coração, que aliviam a dor de mulheres que tiraram o seio em virtude do câncer de mama.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias