InícioAlegoAmilton Filho propõe dia do profissional de limpeza urbana para reconhecimento da...

Amilton Filho propõe dia do profissional de limpeza urbana para reconhecimento da categoria

Em trâmite na Alego, a proposição nº 10051/24, de autoria do deputado Amilton Filho (MDB), pretende instituir o Dia Estadual do Profissional de Limpeza Urbana em Goiás. A medida, explica o legislador, evidencia o reconhecimento do árduo, e muitas vezes invisível, trabalho realizado por esses profissionais. O processo está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Cristiano Galindo (SD).

A matéria propõe atividades que promovam o reconhecimento e a valorização desses profissionais. São exemplos eventos públicos como cerimônias de premiação e reconhecimento; campanhas de conscientização sobre a importância da limpeza urbana e o papel dos profissionais nesse processo; ações de capacitação e qualificação profissional para os trabalhadores da área de limpeza urbana e divulgação de boas práticas e exemplos de sucesso na gestão da limpeza urbana.

“Ao celebrar esses trabalhadores incansáveis, expressa-se gratidão e respeito por suas contribuições, ao mesmo tempo em que se promove uma cultura de valorização e reconhecimento desse trabalho digno e essencial realizado diariamente em prol da comunidade”, argumenta Amilton Filho.

Caso aprovada a iniciativa legislativa, a data em homenagem aos profissionais que atuam nos serviços de limpeza, asseio, conservação do patrimônio público e coleta de lixo será celebrada anualmente em 16 de maio. A escolha coincide com o Dia do Gari, comemorado neste mesmo dia em vários municípios do Brasil.

Gary

O nome profissional “gari” é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que, em 1876, assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época.

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gary” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou e o Brasil inteiro passou a denominar estes trabalhadores desta forma.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA