Na intenção de conceder Título Honorífico de Cidadania Goiana à paulista Fernanda Martins de Lima, o deputado Alessandro Moreira (PP) apresentou projeto de lei nº 6985/23, em razão das “ilibadas virtudes e relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás”. O projeto se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para designação de relatoria.
Fernanda Martins de Lima é nascida na cidade de Jales (SP). Formada em Direito, na Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Criminologia. Ela assumiu, em 2014, o cargo de delegada da Polícia Civil de Goiás, e presidiu investigações e atuou, com destaque, na defesa de crianças, adolescentes, idosos e mulheres vítimas de violência.
Moreira anota em sua justificativa que, depois de sete anos como titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Formosa, a postura rígida e severa de Fernanda no combate à criminalidade a fizeram candidatar-se ao cargo de vereadora por Formosa, em 2020, obtendo êxito nas urnas como a mais bem votada do município.
A policial civil é considerada revelação da nova política, pois conseguiu ser eleita de forma atípica, sem grandes aglomerações ou uso de recursos públicos. Assumiu a cadeira na Câmara Municipal em janeiro de 2021, tem sido referência na defesa da mulher e conta com forte apoio popular pela renovação do jeito de fazer política e na promoção do aumento da qualidade de vida da comunidade.
A homenageada acumula títulos honoríficos em outros órgãos, como o Título de Honra ao Mérito Itiquira, da Câmara Municipal de Formosa, medalha da Academia de Letras do Nordeste Goiano e a comenda Berenice Teixeira Artiaga, da Assembleia Legislativa de Goiás.
Fonte: Portal da Alego
Fonte: Agência Assembleia de Notícias