Alego sedia simpósio sobre cultivo de cannabis sativa para fins medicinais

0
109

Teve início, na manhã desta segunda-feira, 27, no Auditório Carlos Vieira, o II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, que está sendo sediado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). 

Este simpósio é uma colaboração entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Instituto de Medicina Orgânica (IMO), com o apoio do deputado Mauro Rubem (PT). Seu objetivo principal é proporcionar um espaço de discussão e aprendizado sobre a pesquisa e utilização da cannabis medicinal, um tema que tem ganhado destaque tanto no Brasil quanto no mundo.

Além do deputado Mauro Rubem, compõem a mesa de trabalhos da abertura; a reitora da UFG, Angelita Pereira; a presidente do II Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado, Abadia dos Reis Nascimento; o representante da Alego e diretor de saúde, Fernando Curado; o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira; e a representante do governo de Goiás, a gerente de Assistência Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Viviane de Cassia Troncha Martins.

Fazem parte da mesa, ainda, o representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Henrique Matias Troncoso Chaves; o coordenador da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Scolari Gosh; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, José Valdim; o diretor do Instituto de Medicina Orgânica, João Carlos Mormanha; e o diretor da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), José Carlos dos Santos.

Com o tema “Conhecimento e Informação”, o simpósio se destaca como um espaço crucial para discutir a pesquisa e os avanços relacionados à cannabis medicinal. Em um momento em que os diálogos sobre o uso da planta com fins medicinais têm crescido exponencialmente, tanto no Brasil quanto no mundo, este evento se apresenta como uma oportunidade para profissionais, pesquisadores e interessados no assunto.

Os organizadores do evento destacaram a abrangência das discussões programadas, que incluem aspectos agronômicos, botânicos, farmacológicos, clínicos e regulatórios relacionados à cannabis medicinal. Estão programadas palestras, mesas-redondas, minicursos e espaços para discussões com especialistas de diversas áreas. O simpósio contará com a participação de palestrantes renomados, tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para enriquecer o debate e promover a troca de experiências.

Uma das características deste simpósio é a oportunidade oferecida para apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências. Essas contribuições serão apresentadas no formato de painel, com os resumos sendo publicados nos anais do evento, permitindo a disseminação do conhecimento gerado durante o encontro.

O 2º Simpósio de Cultivo de Cannabis Sativa para Uso Medicinal no Cerrado representa um passo na promoção do conhecimento e na discussão de temas relacionados à cannabis medicinal no estado de Goiás. Com um programa repleto de atividades enriquecedoras, o evento contribui para o avanço das pesquisas e a disseminação de informações essenciais sobre o uso medicinal da planta.

Anterior à solenidade de abertura já foram realizadas palestras com o temas “Experiências em Cannabis”, ministradas pela Professora Abadia dos Reis Nascimento (UFG), pelo médico João Carlos Normanha (IMO) e pelo farmacêutico Paulo Eduardo Orlandi Mattos  (Unifesp).

Após a abertura o simpósio terá prosseguimento de acordo com a seguinte programação:

11:00 – 12:00 – Depoimentos pessoais

  1. Mãe – Cássia Menezes Gouveia Araújo Coelho – Presidente da AMA Goiás
  2. Relato de experiência de sucesso de uso da Cannabis medicinal no tratamento de um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – engenheiro agrônomo José Carlos Monteiro Rodarte (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB-GO)
  3. Cannabis como promoção de saúde nas famílias atípicas – Caroliny Cirino (Presidente Mães de Cannabis)

12:00 – 14:00 – Intervalo para almoço

14:00 – 15:40 – Mesa redonda 1: Cultivo de Cannabis sativa

Moderadora: Profa. Dra. Patrícia Guimarães Santos Melo (UFG)

14:00 – Regulamentação do Cultivo de Cannabis em outros países

Engenheiro agrônomo Dennys Zsolt Santos (Cann 10 – Medical Cannabis)

14:20 – Cannabis e sustentabilidade: ideologia ou realidade

Engenheira agrônoma Ingrid Trancoso da Silva (Associação Canapse)

14:40 – Melhoramento genético e criação de cultivares de Cannabis no Brasil

Engenheiro agrônomo Ílio Montanari Jr. (CPQBA-Unicamp)

15:00 – Como se democratizar o cultivo da Cannabis em um cenário de proibição/liberação

Danilo Crispim Massuela (Universidade Hohenheim, Alemanha)

15:20 – Discussão

15:40 – 16:00 – Intervalo

16:00 – 17:40 – Mesa redonda 2: Perspectivas e potencialidades do cânhamo para agricultura familiar no Brasil

Moderador: Lino Carlos Borges (Emater GO)

16:00 – Cannabis sativa da domesticação à agricultura brasileira

Derly José Henriques da Silva (UFV)

16:20 – Cannabis on farm: faturando milhões

Rafael Redwood e José Rocha (USA Usahemp)

16:40 – Métodos de cultivo de baixo custo para agricultura familiar

Engenheiro agrônomo Vinícius Fernando Gomes Carrasco (Abicann)

17:00 – Da terra à terapia: explorando a Cannabis no mercado agrícola

Engenheiro agrônomo Matheus Liberato Borges (Curando Ivo)

17:20 – Discussão

17:40 – 18:45 – Mesa redonda 3: A importância das associações

Moderador: Advogado Jamil Issy Neto

17:h40 – É sobre sonhar, lutar e realizar

Advogada Margarete Santos de Brito (Presidente da Apepi, RJ)

17h55 – Maconha – Reflexões de uma luta

Filipe Barsan Suzin (Presidente Curando Ivo, GO)

18:10 – Criação de um Ecossistema Institucional para o avanço da cannabis medicinal

Advogado Yuri Ben-Hur da Rocha Tejota (Presidente Agape)

18:25 – Da semente ao espírito

Dérick Carniello Rezende (Presidente SouCannabis, Brasília)

18:45 – 19:30 – Momento científico

Apresentação dos trabalhos

Maiores informações sobre a programação dos demais dias do evento podem ser acessadas aqui.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias