Alego sedia, nesta terça-feira, 28, feirão de serviços destinados a atender pessoas com deficiência

0
116

Na esteira das comemorações previstas para a Semana da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai promover, nesta terça-feira, 28, das 9 às 17 horas, um feirão de serviços públicos destinados a esse público. Com foco em estimular a prática inclusiva, o Parlamento tem preparado diversas iniciativas. Dentre elas, a oferta de vagas de emprego, cursos de qualificação profissional, emissão de documentos pessoais e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Estão previstos também a realização de testes de glicemia, vacinação, atendimentos jurídicos, fonoaudiólogo, serviço de assistência social, corte de cabelo e maquiagem, além de atendimento exclusivo ao trabalhador. O cronograma prevê, ainda, a realização de uma feira com produtos, artesanato e apresentações culturais.

O evento é resultado de uma parceria firmada pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e a Diretoria de Cultura da Alego com o Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) (Fimtpoder). Outras entidades estatais e associativas também oferecem apoio à iniciativa como, por exemplo, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Governo de Goiás, Mais Empregos, Polícia Legislativa e Diretoria de Saúde da Casa de Leis.

À Agência Assembleia de Notícias, o deputado Paulo Cezar (PL), que preside a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa de Leis, ressaltou que um dos grandes desafios de Goiás na atualidade é garantir emprego a esse público. “Nesse sentido, o fórum está de parabéns. A Fieg é hoje uma entidade de vanguarda no Brasil, na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, em função, especialmente, do olhar humanitário e da governança solidária que marcam a gestão do presidente Sandro Mabel.”

Em outro trecho, o parlamentar comemorou a parceria celebrada entre as entidades e poderes. “É uma ação de alto nível e histórica, sob todos os aspectos. Primeiro, aproxima o Legislativo goiano da sociedade; segundo, revela o olhar social da Fieg. Incluir a pessoa com deficiência é dizer para toda a sociedade que não existe limitação, apenas diferenças. Uma pessoa com deficiência é tão capaz quanto qualquer outra”, pontuou.

Na mesma semana, vale destacar, servidores do Poder Legislativo participarão de um curso de formação sobre acessibilidade e inclusão. Organizada pelo Fimtpoder, a iniciativa visa preparar os funcionários da Alego para a recepção das pessoas com deficiência, prevista, como dito, para o dia 28, bem como para todas as demais iniciativas da Alego que busquem oferecer a esse público auxílio na busca de direitos e oportunidades.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias