InícioAlegoAlego Ativa tem a sua 13ª edição, e primeira do ano, adiada...

Alego Ativa tem a sua 13ª edição, e primeira do ano, adiada em razão do aumento no número de casos de covid-19

A 13ª edição do programa itinerante Alego Ativa, que seria realizada no próximo sábado, 29, no município de Novo Gama, localizado a 180 km da Capital, foi cancelada em razão do aumento no número de casos de covid-19 registrados em Goiás. A decisão foi tomada pela Casa de Leis como uma forma de resguardar a saúde da população e evitar a propagação do novo coronavírus, em especial da variante Ômicron, responsável pelo aumento de contaminações em todo o Brasil.

“Devido à alta do número de casos de covid-19, que temos presenciado durante esse mês, em todo o País, especialmente em nosso estado, decidimos cancelar a edição do Alego Ativa que seria realizada nesse fim de semana em Novo Gama. Consultamos a nossa área médica e autoridades de saúde para tomar essa decisão e temos consciência de que estamos fazendo o melhor para evitar a disseminação da doença nesse momento”, declarou o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB). 

De acordo com o parlamentar, uma nova data será definida para a retomada da iniciativa, quando a situação estiver controlada. “Em breve, quando o cenário estiver mais estável, voltaremos a realizar esse programa, que é tão importante para os municípios do interior, sobretudo para a população que mais precisa desses serviços que ofertamos e que já espera ansiosamente pelo evento”, ponderou.

O Alego Ativa é executado pela Diretoria de Assuntos Institucionais do Legislativo goiano, que realizou uma análise dos casos registrados na região para, então, tomar a decisão. “Aguardamos o município fazer os levantamentos, foi constatado que houve aumento de casos de contágio pela nova variante do coronavírus e decidimos não arriscar”, salientou Simeyzon Silveira, assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais e idealizador da iniciativa. “Vamos aguardar os próximos dias e fazer uma nova avaliação para ver se o número de casos vai diminuir e se poderemos retomar com segurança”, acrescentou.

O Alego Ativa já foi suspenso, anteriormente, em março de 2019, também em razão da pandemia de covid-19, e retomado em setembro do ano passado, na cidade de Goianira. Desde então, o evento é realizado com os devidos protocolos de biosegurança para evitar a disseminação do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “Vale destacar que, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos em todas as edições realizadas após a retomada do Alego Ativa”, frisou o presidente Lissauer. 

O programa

Instituído na 19ª Legislatura, o Alego Ativa é um programa itinerante do Parlamento goiano que tem como objetivo aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 50 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional, realizados com o apoio de instituições públicas e privadas. Atualmente, o programa conta com 39 entidades parceiras e 69 frentes de serviços. 

Os benefícios, oferecidos de forma gratuita e simplificada, incluem a emissão de documentos, atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, exames diagnósticos, corte de cabelo masculino e feminino. São realizadas, ainda, no evento, apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt.

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA