InícioAlegoAcademia Goiana de Cultura Regionalista recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás,...

Academia Goiana de Cultura Regionalista recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa de Eduardo Prado

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), membros da Academia Goiana de Cultura Regionalista receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira, 8, no Plenário Iris Rezende Machado, na sede do Legislativo goiano. 

A sessão solene extraordinária foi conduzida pelo propositor da homenagem, que teve ao seu lado na mesa dos trabalhos: professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Ubiratan Paulo Galli Vieira, Robson Gomes Filho e Erick Marques dos Reis e Cruz; diretora-geral de Arte e Cultura de Catalão, Patrícia Rosa Castro. O vice-prefeito de Palmelo, Celso Teodoro (Podemos), também prestigiou a solenidade.

Em seu discurso, Eduardo Prado afirmou que a homenagem é mais que justa, já que a instituição desempenha papel fundamental na preservação e na promoção da rica herança cultural e das tradições que fazem de Goiás um estado singular no país. Ele disse que a nossa cultura regionalista é a alma de Goiás, sendo a força que liga a geração atual às gerações passadas e guia em direção ao futuro. “É um reflexo das nossas raízes, do modo de vida, das crenças e dos valores que moldaram nossa identidade como povo goiano. Portanto, a Academia Goiana de Cultura Regionalista desempenha um papel vital ao divulgar e preservar essa herança cultural.”

O legislador afirmou que nossa cultura é feita de músicas, comidas, danças e festivais que contam a história da nossa terra e de nosso povo. E sublinhou que a homenagem representa um passo significativo na valorização das contribuições das personalidades condecoradas para a sociedade goiana. “Reconhecemos o árduo trabalho que eles têm realizado para manter viva a tradição regionalista, seja por meio de pesquisas históricas, publicações, pelas atividades educacionais e pelos eventos culturais que celebram nossa riqueza cultural.”

Após ser agraciado com o Certificado do Mérito Legislativo, o professor Ubiratan Paulo Galli Vieira usou a tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele iniciou falando dos grandes nomes que trataram a cultura regionalista, destacando a obra “Tropas e Boiadas”, de Hugo de Carvalho Ramos. Citou ainda Bariani Ortêncio, Hamilton Carneiro e Ubirajar Galli como defensores das tradições regionais.

Ubiratan Vieira lembrou que em 2004 surgiu, na pequena cidade de Urutaí, a Academia Urutaina de letras, Artes e Ciências Professora Marília de Silveira, que segundo ele, marcou o segundo momento no regionalismo goiano. “Plural, ligado ao Cerrado, diversidades e cidadanias. O nosso DNA é o berço em que se encontra o pulsar do coração do regionalismo.”

Ele terminou sua fala declamando o poema “Goianidades Piresinas”, do livro “Goianidades”, de sua autoria, que foi lançado logo após a sessão solene, no Salão Nobre da Alego.

Os outros homenageados receberam, na sequência, o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, a sessão foi encerrada.

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA