InícioAlegoAberto curso sobre Políticas Públicas Ambientais, na manhã desta terça-feira

Aberto curso sobre Políticas Públicas Ambientais, na manhã desta terça-feira

Numa parceria da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás com o Programa Virada Ambiental e a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, será realizado na Casa curso sobre Políticas Públicas Ambientais no Âmbito Municipala. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 29.

Ao abrir o evento, deputada Rosângela Rezende (Agir), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ressaltou a importância de as prefeituras prepararem os seus gestores e incentivar o desenvolvimento da política pública. “É necessário fortalecer os cuidados com o nosso Estado, que é tão rico ecologicamente, porém carece de proteção ambiental. Creio que, através desse curso, poderemos colocar mais próximo a qualificação, a fiscalização e transmissão de conhecimento aos municípios goianos.”

Além da parlamentar, compuseram a mesa de trabalhos nesta manhã: a técnica de Meio Ambiente Lorrane Edmundo Gomes, representante da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa (Emater); a superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Camila Roncato, representando a Saneago; a técnica de Meio Ambiente Priscila Inácio, representando a Federação Goiana de Municípios  (FGM); a gerente de Economia Sustentável Rúbia Santos, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (Semad); e Guilherme Barreto Mota, representante da Associação Goiana de Municípios (AGM).

Capacitação

O primeiro módulo do curso será ministrado pelo professor da Escola de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG) e idealizador do programa Virada Ambiental, Emiliano Lôbo de Godoi, com o objetivo de capacitar gestores municipais para a aplicação de ações e projetos de proteção do meio ambiente por todo o Estado. Além de aulas expositivas, serão organizadas discussões com grupos temáticos, para a troca de ideias nos variados assuntos do tema. 

A Virada Ambiental é um programa de sensibilização de toda a sociedade goiana para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. O projeto foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, dentro do Programa UFG Sustentável, e conta com a parceria e o apoio de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, ligadas ao meio ambiente, ao ensino e à pesquisa, além das prefeituras que aderiram à proposta.

Além disso carrega o desafio da conservação do Cerrado e do aumento da qualidade ambiental em Goiás. Segunda maior região biogeográfica da América do Sul e formação savânica mais biodiversa do mundo, o Cerrado ocupa cerca de 25% do território brasileiro e preocupa pelo desmatamento que vem sofrendo.

 

Fonte: Portal da Alego

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA