Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025
InícioAlagoasSecretaria discute estratégias para avaliação de indicadores da Educação Básica

Secretaria discute estratégias para avaliação de indicadores da Educação Básica

Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ocorre entre novembro e dezembro em todo o Brasil

Dezenas de articuladores das escolas da Rede Municipal se reuniram nesta quarta-feira (3) na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para discutir ações de organização e detalhamento para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova teve início em outubro e seguirá entre novembro e dezembro em todo o Brasil e medirá o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas municipais.

A reunião foi comandada por Cheila Vasconcelos, técnica-pedagógica de Ensino Fundamental da Semed e articuladora do Programa Escola 10 de Maceió, parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ela conta que os articuladores são formados por coordenadores pedagógicos e vice-diretores de 90 escolas municipais, que contemplam do 1 ao 9º ano.

“Nós debatemos a matriz de referência, itens de classificação do Saeb, algumas informações sobre a prova e o uso de ferramentas de acompanhamento deles, tanto de planejamento quanto de frequência”, explicou a técnica-pedagógica. 

Ainda segundo Cheila, o grupo se reúne periodicamente para discutir estratégias de aprendizado e monitoramento dos alunos. “Este encontro faz parte de uma sequência de reuniões periódicas onde são discutidos informações e detalhes sobre organização da escola, a prova Saeb, além de orientarmos como eles podem acompanhar o aprendizado dos alunos. Além disso, também valoriza o que esses articuladores colocam em prática”, destacou.

Segundo o resultado do Ideb 2019, Maceió é a quinta capital do país que mais cresceu no indicador nos anos iniciais, alcançando 5.4, quando a projeção estabelecida era de 5.1. O Saeb procura avaliar o aprendizado do aluno ao longo da trajetória nos anos iniciais ou fundamental e alguns pontos da estrutura da prova, por exemplo, a divisão das questões para os componentes curriculares como Língua Portuguesa e Matemática.

Também foram debatidas formas de otimizar o desempenho dos alunos, por exemplo aulas em um ambiente tranquilo e divertido, leituras de jornais e revistas, além do livro didático.

A reunião continua na próxima segunda-feira (8) para outro grupo de articuladores. E, até o dia 12, serão realizados simulados preparatórios para os alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

As provas visam medir conhecimentos dos estudantes. Foto: Ascom Semed

Prova Alagoas

Nos dias 21 e 22 de outubro, todas as escolas de Ensino Fundamental de Maceió participaram da Prova Alagoas, do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). O teste tinha como objetivo medir os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e matemática e gerar dados valiosos para o planejamento das políticas educacionais das escolas.

A Prova Alagoas foi aplicada nos moldes da prova do Saeb, portanto, o material serve também de preparação para os estudantes do Ensino Fundamental.

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA