- PUBLICIDADE -

Alagoas

Quintal Produtivo estimula qualidade de vida e bem-estar a usuários do SUS

Publicados

em

Projeto incentiva alimentação saudável, terapia ocupacional e fonte de renda com o cultivo de hortaliças

Eliene Galdino é usuária da Unidade de Saúde da Família São José, localizada no bairro do Canaã. No quintal de sua casa, ela cultiva uma plantação de tomate, macaxeira, inhame, açafrão, couve, erva-cidreira, arruda, berinjela, acerola, pinha e pitanga. Embora o quintal de Eliene e a USF sejam ambientes distintos, estão ligados pelo projeto Quintal Produtivo, coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Unidades de Estratégia de Saúde da Família.

A usuária conta que cultiva o gosto por plantas da vivência no interior, mas reforça que a paixão se intensificou em 2018, quando conheceu o projeto Quintal Produtivo.

Eliane Galdino, usuária da USF São José, cultiva hortaliças no quintal de sua residência. Foto: Ascom SMS

“Há cerca seis anos comecei a plantar aqui na minha casa. É algo que sempre gostei, sou do interior, de Utinga Leão, e meus pais já trabalhavam com plantio de hortaliças. Eu segui o mesmo caminho, mas após o acompanhamento da equipe do Nasf, comecei a ter mais conhecimento sobre o cultivo”, comenta Eliane Galdino.

Eliene também afirma que já a plantação já virou fonte de renda. “Com a plantação, comecei a fazer uma renda para mim, com a venda de couve. Sem contar que nos garante uma alimentação saudável e é ótimo para o meu próprio consumo e de toda minha família”, destaca.

Plantação no quintal da casa de Eliene Galdino, usuária da USF São José, no Canaã. Foto: Ascom SMS

O relato de Eliene traduz o objetivo do projeto Quintal Produtivo: estimular boas práticas alimentares por meio do cultivo e plantio nas residências de usuários do SUS.

Leia Também:  Prefeitura de Maceió assina Carta Compromisso com as Juventudes Brasileiras

Na última quarta-feira (25), onze famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família José Maria de Vasconcelos Neto, situada no bairro São Jorge, foram selecionadas pelos profissionais de saúde da unidade para serem beneficiadas com o projeto. A ação ocorreu na Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, no mesmo bairro.

Profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Foto: Ascom SMS

Durante a ocasião, os usuários foram acolhidos pelos profissionais do e-Nasf e participaram do curso básico de plantio, manejo e cultivo de hortaliças. Ao final da implantação do Quintal Produtivo, foi realizada a entrega de kits do projeto e um de lanche de confraternização com as famílias e convidados.

“O maior objetivo do Quintal Produtivo é propor qualidade de vida aos usuários das unidades, incentivando boas práticas de alimentação. Nós trabalhamos com profissionais de saúde multidisciplinares que acompanham essas famílias, estreitando laços entre a comunidade e os profissionais”, comenta o coordenador geral do Nasf da Secretaria Municipal de Saúde, Berto Gonçalo.

Berto Gonçalo, coordenador geral do Nasf da SMS. Foto: Ascom SMS

Espaço terapêutico

Ainda de acordo com o coordenador, um dos benefícios do Quintal Produtivo é a terapia ocupacional que ele pode proporcionar aos usuários. “O Quintal também executa um processo de reabilitação, atuando como espaço terapêutico na vida dos usuários. Muitos fazem uso de medicamentos para saúde mental e encontram no cultivo um espaço de terapia ocupacional. E o Projeto Terapêutico Singular, que é elaborado pelo coordenador do projeto junto à equipe de Estratégia, é acompanhado pelo Nasf e assiste esse usuário para dar uma avaliação sobre a sua vida psicossocial”, explica Berto Gonçalo.

Leia Também:  Saúde Bucal leva prevenção ao câncer de boca aos usuários da Casa do Pobre

Quitéria Barbosa é morada do bairro São Jorge e é atendida pela USF José Maria de Vasconcelos Neto. De acordo com a usuária, o desejo de plantar já fazia parte da sua vida. “Esse projeto é maravilhoso. Eu sempre tive o desejo de plantar. O terreno eu já tenho, agora vou colocar em prática o que aprendemos hoje”, afirma.

Quitéria Barbosa, usuária da USF José Maria de Vasconcelos Neto. Foto: Ascom SMS

A nutricionista Luciana Gomes de Barros é responsável pela implantação do Quintal Produtivo eNasf 8, do 5º Distrito Sanitário, e explica que o projeto beneficia os usuários de duas formas. “Ele surge como uma nova modalidade de cultivo de alimentação de qualidade e de processo terapêutico para os usuários das unidades de saúde. Esse projeto fortalece e consolida na comunidade, tanto na parte nutricional quanto na parte fitoterápica”, ressalta.

Os usuários elogiam a iniciativa e se colocam como multiplicadores dos conhecimentos obtidos por meio do projeto. “Foi um momento muito importante, o curso proporcionou mais aprendizado e nos estimulou a termos uma alimentação mais saudável. Pretendo passar para os meus vizinhos o que aprendi, para que eles também adquiram hábitos alimentares saudáveis”, comenta Silvanice Chaves, também usuária da unidade do São Jorge.

Silvanice Chaves, também usuária da USF José Maria de Vasconcelos Neto. Foto: Ascom SMS

O projeto

O Quintal Produtivo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coordenado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), para estimular práticas alimentares saudáveis, por meio do cultivo de hortaliças, em grupos vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A equipe responsável orienta as pessoas envolvidas sobre o plantio e o consumo de hortaliças, verduras e plantas alimentícias não convencionais, as chamadas Pancs. As famílias selecionadas participam do curso básico de cultivo de hortaliças e recebem kits do projeto, que contém instrumentos e sementes para o plantio.

Desde sua implantação, o projeto, já atendeu sete unidades de saúde em Maceió, cada uma com média de dez participantes.

Marília Ferreira / Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo
Propaganda
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA