- PUBLICIDADE -
InícioAlagoasPrimeira noite do São João multicultural reúne multidão no bairro histórico de...

Primeira noite do São João multicultural reúne multidão no bairro histórico de Jaraguá

O primeiro dia das festas juninas no polo multicultural, organizado pela Prefeitura de Maceió, reúne uma multidão no bairro de Jaraguá. O grande público aproveita a noite de quinta-feira (23), véspera da data mais importante desta época do ano (o São João), para curtir os shows dos artistas nacionais Xand Avião, Zé Felipe, Thiaguinho e dos cantores regionais Lula Sabiá e Zé Neto Leão.

Todos os dias do evento serão transmitidos ao vivo pelo canal da Prefeitura de Maceió no Youtube, além da TV Mar (canal 525 na Claro TV, pelo canal da emissora no Youtube e pelo portal Gazetaweb.com), e pelo canal do Portal ACTA.

Assim como aconteceu no ‘Forró do Biu’, o prefeito JHC (PSB) foi quem deu o ‘start’ nos festejos em Jaraguá e no Tabuleiro do Martins, destacando a valorização do segmento cultural, após dois anos de pandemia, e a empolgação de diversos setores da economia com a retomada dos grandes eventos na cidade.

Ao abrir festa multicultural no polo multicultural de Jaraguá, prefeito JHC fala ao público sobre sonho de realizar o evento. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Sonhei com esse dia assim cheio de energia. Todo ano a gente ouvia que tinha São João nos outros estados. Mas aí, trabalhamos para valorizar a nossa cultura. O São João é uma festa para todos. Aqui, preparamos camarote para acessibilidade, oferecemos ônibus de graça para quem quer vir se divertir. Vamos mostrar a todo o Brasil a capacidade que Maceió tem de realizar um grande evento, afinal de contas, a nossa cidade merece tudo isso”, afirma JHC, no palco da arena multicultural. Ele estava acompanhado da senadora Dra Eudócia (PSB) e da esposa Marina Candia.

O prefeito fez o trajeto até o Jaraguá de transporte coletivo para reforçar a novidade de que os usuários poderiam pegar ônibus sem pagar passagem nos dias e nos horários da festa.


No ônibus, prefeito JHC interage com passageiros no percurso para o polo Jaraguá. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
No ônibus, prefeito JHC interage com passageiros no percurso para o polo Jaraguá. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

ECONOMIA CRIATIVA

A estimativa, dada pela Fecomércio/AL e ratificada pelo prefeito, é de que mais de R$ 100 milhões sejam injetados na economia local, beneficiando 9,4 mil empresas de 32 segmentos, além de sacudir o mercado informal e elevar a ocupação hoteleira numa temporada tradicionalmente fria.

Até o Dia de São Pedro (29 de junho), serão 40 atrações que vão se revezar no palco montado em um dos bairros históricos mais importantes da capital.


Cantor Xand Avião se apresenta no São João do polo multicultural de Jaraguá. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Cantor Xand Avião se apresenta no São João do polo multicultural de Jaraguá. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“Estou surpreso e feliz porque Maceió está no circuito do São João. Parabéns ao prefeito JHC pela estrutura. Maceió não poderia ficar de fora dessa rota das festas juninas”, revela o cantor Xand Avião.

Estão confirmados, ainda, shows de Alok, Zé Vaqueiro, Gustavo Mioto, Bruno e Marrone, Luan Santana, Ludmilla, Matheus e Kauan, Dennis DJ, Wesley Safadão, Walkiria Santos, Limão com Mel, Elba Ramalho e Gustavo Lima.

Entre os artistas locais, destaque para Chau do Pife, Thiago Vás, Jaques Setton, Pedro Sampaio, Rick Araújo e Maryjane, Tião Marcolino, Beto Marcolino, Felipe Amorim, Val Pimentel, Diego Francis, Tuca Martins, Cláudio Rios, Fidelis e a Cabrieira, Galã, Lucy Alves, Nattan, Banda Quadrilhão, Marlus Viana e Micheli Andrade.


Público curte primeira noite do São João no polo multicultural de Jaraguá. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Público curte primeira noite do São João no polo multicultural de Jaraguá. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A turista Mayara Lambiase, de São Paulo, veio passar uma semana de férias em Maceió e aproveitou o evento gratuito da Prefeitura para celebrar o São João também. Acompanhada de uma amiga, do município de Maringá, no Paraná, ela elogiou a iniciativa de se fazer uma festa para o público em geral, e com atrações de peso.

“A gente veio turistar e casou que era festa junina também. Vamos curtir hoje e amanhã, porque no sábado já vamos retornar para casa. Se ficássemos por aqui mais alguns dias, com certeza iríamos vir todos os dias para o evento. Estamos gostando demais de Maceió, que tem restaurantes muito bons, preços acessíveis, praias e pessoal bacanas”, conta a visitante.

PARA TODOS OS GOSTOS

O ‘São João Massayó: Sol… Mar… Forró’ também está com uma programação de forró pé-de-serra e uma diversidade musical para os maceioenses e turistas. O Coreto de Jaraguá está dedicado ao forró pé-de-serra. Serão 20 trios de forró se apresentando até o dia de São Pedro.

Já na Praça Dois Leões, o palco montado receberá 15 artistas locais, até o dia 28, a partir das 19h. O público infantil será contemplado com três bandas no domingo (26), a partir das 15h, também na Praça Dois Leões.

O gênero gospel também terá espaço no ‘São João Massayó: Sol… Mar… Forró’. Os louvores acontecerão na quarta-feira (29), a partir das 19h, na Praça Dois Leões.


Polo multicultural de Jaraguá apresenta shows musicais para todos os gostos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Polo multicultural de Jaraguá apresenta shows musicais para todos os gostos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

No Tabuleiro do Martins, os festejos em parceria com a Organização Arnon de Mello também iniciaram nesta quinta. Já no primeiro dia aconteceram apresentações de quadrilhas juninas. O evento, por lá, vai acontecer até 30 de junho, no Instituto Galba Novaes, com direito a uma estrutura de arquibancada e cidade cenográfica para garantir as fotos com a família.


Polo Tabuleiro conta com apresentações de quadrilha. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Polo Tabuleiro conta com apresentações de quadrilha. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Os artistas da terra foram contemplados em quatro editais específicos da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Do ‘São João Cultural 2022’ foram 1.660 artistas, sendo 20 grupos de coco de roda, 20 quadrilhas e 20 trios de forró. Do ‘Toca Tudo MCZ’, foram 378 artistas, divididos em 36 bandas e 56 trios de forró. Já do ‘Vem pra Praça’ são 900 artistas (10 grupos de coco de roda, 10 quadrilhas e 10 grupos de bumba meu boi. E, do ‘Festival Bumba Meu Boi’, foram 200 artistas contemplados (20 grupos escolhidos).


Público se diverte no São João com segurança. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Público se diverte no São João com segurança. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

SEGURANÇA

Quem foi até o Jaraguá para se divertir não saiu decepcionado. O município cercou uma extensa área do bairro, que compreende o Estacionamento de Jaraguá, e adotou medidas seguras para garantir a tranquilidade dos forrozeiros de plantão.

A Prefeitura montou um time de segurança para os dias do evento. Entre os trabalhos desenvolvidos está o de ordenamento dos ambulantes e ações de fiscalização por meio da Guarda Municipal de Maceió. São 100 servidores envolvidos diretamente na fiscalização e ordenamento dos ambulantes, distribuídos nos três horários. Além disso, foram mobilizados 110 guardas municipais para o trabalho no entorno e interior da estrutura montada.

A arena conta com uma central de monitoramento composta por 35 câmeras, dois drones, 300 agentes de segurança contratados, 50 bombeiros civis, além do efetivo mobilizado pela Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Um agente da Guarda Municipal e um policial militar ficarão na central para comandar as ações, decidindo quais procedimentos podem ser adotados para resguardar a integridade física do público, artistas e trabalhadores.

A realização do evento modificou o tráfego de veículos na região. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) interditou a área dos shows numa extensão de 3 km. Foram colocadas 24 linhas como opções de transporte coletivo gratuito circulando na cidade, especialmente para o São João.


Portal de acesso para shows é adaptado às pessoas com deficiência. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Portal de acesso para shows é adaptado às pessoas com deficiência. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Houve preocupação também com a acessibilidade. Das 17h às 5h, vão ser oferecidas vans para o transporte das pessoas com deficiência até o portal que dá acesso à arena dos shows. Todos os dias do evento, de 19h até 00h, haverá o Balcão da Prevenção com distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de orientações sobre a prevenção das ISTs.

As fiscalizações da Vigilância Sanitária de Maceió contarão com cerca de 20 pessoas, que atuarão de forma preventiva nos pontos estratégicos de comercialização de alimentos nos dois polos (Jaraguá e Tabuleiro dos Martins), das 14h às 19h.

FMAC

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: [email protected]

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA