- PUBLICIDADE -
InícioAlagoasPesquisadores da Educação participam de capacitação sobre coleta de dados em campo

Pesquisadores da Educação participam de capacitação sobre coleta de dados em campo

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta quarta-feira (12) de uma qualificação em coleta de dados, ministrada pelos pesquisadores Erickson Calheiros e Fillipi Nascimento. O aprendizado deve guiar a atuação de 18 técnicos do Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem), que irão fazer levantamentos nas comunidades escolares de todas as unidades do município.

O pesquisador Fillipi Nascimento, da Universidade Federal de Pernambuco, dá mais detalhes sobre a capacitação. “Orientamos eles a como abordar questões sensíveis associadas ao contexto de vulnerabilidade de alguns dos possíveis entrevistados, sobre os desafios da pesquisa social e sobre a necessidade de dados sobre as condições de vida dos estudantes da rede municipal”, detalha.

De acordo com o estudante-pesquisador do Obem, Charlesson Bezerra, os dados serão importantes para a elaboração de políticas públicas educacionais. “Maceió é um dos municípios que faz pouco uso da pesquisa com dados quantitativos. Esse levantamento irá ajudar ainda mais nas tomadas de decisões para a elaboração de políticas públicas para a educação”, conta.

O trabalho de levantamento de dados, que deve se iniciar nesta segunda-feira (17), envolverá todas as comunidades ao redor das 142 unidades escolares do município. As famílias responderão perguntas sobre suas situações socioeconômicas, de mobilidade urbana e outros fatores que podem influenciar o aproveitamento escolar dos estudantes.

“O objetivo é capacitar os profissionais da Semed, especificamente do Observatório, com ferramentas que possibilitem uma melhor atuação no trabalho de campo. Queremos capacitá-los para coletar esses dados que servirão para formular políticas públicas melhores no nosso município”, diz o pesquisador Erickson Calheiros, da Universidade Federal de Alagoas.

Fillipi Nascimento diz que a futura ação da secretaria chega para somar. “Essa iniciativa soma-se a outras empreendidas pela Semed com o intuito de melhor embasar as políticas públicas educacionais do município”, afirma.

SEMED

Rua General Hermes, 1199 – Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA