InícioAlagoasEstudantes realizam lançamento de foguetes na praia de Jacarecica

Estudantes realizam lançamento de foguetes na praia de Jacarecica

Os alunos da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, tiveram uma aula de campo e realizaram o lançamento de foguetes, fabricados de garrafas PET, na praia de Jacarecica. A ação faz parte da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que serão disputadas pelos estudantes.

Os lançamentos foram acompanhados pelo professor de matemática, Geraldo Ferreira. Como forma lúdica de trabalhar e ensinar os fundamentos das ciências exatas, o professor apresentou o projeto dos foguetes de garrafa PET para seus alunos do 8° e 9° anos, que logo abraçaram o projeto, após as diversas aulas teóricas que prepararam e capacitaram os estudantes, que enfim, puseram o projeto em prática.

“A garrafa PET, além de ser um recipiente reciclável, é capaz de produzir e abrigar a chamada neutralização, que resulta em gás carbônico, água e sal. A reação faz com que o líquido e o gás resultantes ‘briguem’ pelo mesmo espaço, criando a pressão ideal para que o foguete seja impulsionado”, informou o professor.

Garrafa PET é utilizada como protótipo de foguete. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

Os estudantes que produziram os foguetes competiram de forma saudável para observar quais dos protótipos conseguiriam alcançar as maiores marcas. O Aluno Jonas Yago do 9° ano conta como foi divertido produzir o foguete.

“Com a ajuda do professor, nós conseguimos produzir esses foguetes em duas semanas. A experiência foi incrível. É a primeira vez em todo meu tempo de escola que eu aprendo matemática, física e química dessa forma, brincando”, revelou Jonas Yago.


Aluno Jonas Yago do 9° ano aprende ciências exatas de forma lúdica. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Aluno Jonas Yago do 9° ano aprende ciências exatas de forma lúdica. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

Sendo preparadas, também, para as olímpiadas científicas nacionais, que incluem as Olímpiadas de Física, Química e Matemática, as alunas Maria Clara, Lohane Maria e Natália Evellyn, que estudam no 9° ano, são medalhistas de outras competições olímpicas do conhecimento.

“Eu sempre gostei e me interessei muito por matemática, quando soube do resultado fiquei muito feliz, tanto por ter sido medalhista, quanto por poder representar minha escola e levar seu nome para frente”, comentou a medalhista da OBMEP, Natália Evellyn.


Natália Evellyn é medalhista da OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Natália Evellyn é medalhista da OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

Lorrany Maria contou sobre sua experiência nas olímpiadas. “Foi com esse tipo de aula e formas diferentes de aprender sobre as ciências exatas que eu pude me preparar para as competições”, disse a Medalhista da Olimpíada de Matemática de Maceió OM² e da OBMEP.


Lorrany Maria Medalhista da Olimpíada de Matemática de Maceió OM² e OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Lorrany Maria Medalhista da Olimpíada de Matemática de Maceió OM² e OBMEP. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

“No começo foi bem difícil, mas o professor sempre me incentivou e nunca deixou que eu desistisse”, ressaltou Maria Clara que é medalhista da Olímpiada da Canguru de Matemática e já participou do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).


Maria Clara Medalhista é Olímpiada da Canguru de Matemática e ex-participante do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Maria Clara Medalhista é Olímpiada da Canguru de Matemática e ex-participante do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

Orgulhoso dos resultados, o professor Geraldo Ferreira explicou que essas atividades lúdicas, além de proporcionar um ensino diferenciado prepara e motiva os estudantes a participar de futuras competições.

“O caminho para se chegar a um resultado de Olímpiadas é muito árduo. Nós encontramos muitas barreiras pelo caminho, porém, quando os alunos, através de práticas como essa conseguem enxergar os resultados dos seus esforços, eles compreendem a importância de todo trabalho feito durante a jornada”, pontuou o professor.


Professor de matemática, Geraldo Ferreira, incentiva aprendizado lúdico. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Professor de matemática, Geraldo Ferreira, incentiva aprendizado lúdico. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

O professor destacou a importância de desenvolver didáticas pedagógicas que atraem os alunos a aprender colocar em prática os conhecimentos em outros espaços, além da sala de aula.

“Em duas semanas, os alunos produziram os foguetes em sala de aula, as bases de lançamento e nós trouxemos os equipamentos para realizar o tão esperado lançamento aqui na praia de Jacarecica. É muito importante trazer os alunos para esse local, para que possam ver com seus próprios olhos suas realizações e pondo em prática tudo o que aprenderam ”, ensinou o professor.

SEMED

Rua General Hermes, 1199 – Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA