InícioAlagoasEspaços públicos de Maceió receberam 12 mil mudas de árvores nativas em...

Espaços públicos de Maceió receberam 12 mil mudas de árvores nativas em 2023

Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece para a população. Dessa forma, buscando proliferar essas vantagens, a Prefeitura de Maceió realizou, em 2023, o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas em praças, vias e espaços públicos de diversos bairros da capital.

A presença dos corredores verdes na cidade, como se observa em grandes avenidas, além de melhorar o aspecto estético, tem função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas, mantendo o abrigo e habitat para pássaros e para os insetos polinizadores.

De acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o processo de plantio de mudas tem um caráter psicológico, ao incentivar bons sentimentos como equilíbrio e harmonia em meio ao perímetro urbano. Não há um bairro ou área específica na capital que tenha recebido maior quantidade de mudas.

Em Maceió, a preferência é por plantas nativas, de forma que a chance de sucesso aumenta e o impacto ambiental é mais positivo. Entre as espécies mais usadas estão, por exemplo, os ipês (Tabebuia serratifolia – amarelo, roxo e rosa), Craibeiras (Tabebuia aurea), Oitis (Moquileia Tomentosa), Aroeiras (Schinus terebinthifolius Raddi), Palmeiras (Phoenix roebelenii), Acácias Imperiais (Cassia fistula) e o Paus-Brasil (Paubrasilia enchinata).

Plantio prioriza árvores nativas da região. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb

Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb e bióloga por formação, afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para à comunidade mas também para todo o meio ambiente.

“A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais. O plantio de árvores é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberados por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas”, disse.

Os principais locais escolhidos pela Prefeitura para receberam a arborização são os pontos crônicos de descarte irregular de lixo. Geralmente, áreas públicas que são usadas como reservatório de resíduos domiciliares, móveis inservíveis, restos de poda e de construção civil despejados incorretamente pela própria população. Dessa forma, o Município vem transformando regiões sem vida e os devolvendo à população como locais sustentáveis.

“As plantas são capazes de transformar a vida das pessoas. Com essa substituição, do lixo pelas árvores, a população ganha novos hábitos positivos e uma responsabilidade com o meio ambiente”, completou a diretora.


A Alurb também prioriza a escolha de locais que são pontos crônicos de descarte de lixo para os plantios. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
A Alurb também prioriza a escolha de locais que são pontos crônicos de descarte de lixo para os plantios. Foto: Crystalia Tavares/Ascom Alurb
ALURB

Rua Cel. Pedro Lima, 69 – Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA