InícioAlagoasDia do Gari: conheça a história de um agente da limpeza urbana...

Dia do Gari: conheça a história de um agente da limpeza urbana que trabalha cantando

O recolhimento dos resíduos domiciliares, a limpeza das ruas, das praças e espaços públicos em geral garantem bem-estar para a população. Mas tudo isso somente é possível porque existem os agentes de limpeza, garis e margaridas, profissionais que dedicam suas vidas a esse serviço essencial. Nesta quinta-feira (16), eles são homenageados pelo Dia do Gari.

Um desses profissionais é o Alan Barros Chaves, funcionário da limpeza urbana há 10 anos, conhecido popularmente como o “gari cantor”. Atualmente, Barros trabalha cuidando da orla da capital. Entre um serviço e outro, demonstra seu amor pela profissão cantarolando músicas conhecidas no país.

Alan é gari há 10 anos e trabalha atualmente na orla da capital. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

“Trabalho feliz, graças a Deus. E para os meus colegas, quando estão junto de mim, um pouquinho tristes, eu começo a cantar música antiga, música nova, forró e outras. Assim, eles se distraem e ficam felizes comigo também. E assim a gente vai passando os dias com fé em Deus”, disse Alan.

Todo esse amor pela profissão e pela música rendeu uma certa fama para Alan: “Os turistas, quando passam, gostam muito das músicas que eu canto. Eles fazem vídeo comigo. As emissoras do TV já gravaram comigo na praia. Se você procurar por “gari cantor” na internet, vai aparecer eu cantando. Ou seja, o povo gosta de ver eu trabalhando e cantando na praia”.

Alan Barros reforça que considera a profissão digna, importante para o funcionamento perfeito da cidade. Ademais, pede que os cidadãos valorizem o trabalho realizado pelos garis e completa deixando uma mensagem para seus parceiros nesta data especial. “Desejo que tenham fé em Deus, que trabalhem com amor, pois é uma profissão gratificante e quando é feita com amor, é muito divertida. Façam tudo com carinho, como eu fazia, e tudo vai dar certo. Um abraço e feliz dia do gari para todos”.


O Gari Cantor de Maceió já fez fotos com turistas, deu entrevistas a emissoras de televisão e tem orgulho do seu trabalho. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
O Gari Cantor de Maceió já fez fotos com turistas, deu entrevistas a emissoras de televisão e tem orgulho do seu trabalho. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

Na capital, o trabalho dos garis é coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que mantém ações diárias em toda a cidade em relação ao manejo e coleta dos resíduos em áreas públicas, por meio da atuação de profissionais das empresas que prestam serviços à Prefeitura. O diretor-presidente do órgão, Moacir Teófilo, destaca que o Dia do Gari, além de homenagear os profissionais, é uma data fundamental para conscientização em relação ao respeito ao trabalhador e também sobre a responsabilidade do cidadão com a limpeza urbana.

“Temos equipes todos os dias nas ruas, das primeiras horas até o fim do dia. É lamentável ver certas situações, como um container completamente vazio enquanto o seu entorno está tomado por resíduos, pelo simples fato que o cidadão não se deu ao trabalho de colocar o saco no lugar certo, jogou no chão, adotando uma praticidade desrespeitosa. É prazeroso ver a garra e satisfação com que esses garis e margaridas vão às ruas. São homens e mulheres que não são invisíveis e merecem todo o nosso reconhecimento pelo cuidado com Maceió. Mais do que isso, eles são fonte de inspiração àqueles que, infelizmente, ainda não aprenderam que a limpeza urbana não é somente responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade”, disse.

Em Maceió, atualmente, são mais de 1000 garis, homens e mulheres, pais e mães de família. De domingo a domingo estão nas ruas com um único objetivo: manter a cidade mais bonita para todos. Por isso, a Prefeitura de Maceió reconhece e valoriza a atuação de cada profissional que trabalha garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

“Uma das formas de homenagear os garis não somente nesta data, mas o ano inteiro, é realizar o descarte adequado e colaborar com o serviço que é mantido pelos profissionais diariamente. A limpeza urbana é dever do poder público, mas uma responsabilidade de todo cidadão”, completa Teófilo.

ALURB

Rua Cel. Pedro Lima, 69 – Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA