InícioAlagoasAlunos do ensino fundamental participam da 1ª olimpíada de Matemática de Maceió

Alunos do ensino fundamental participam da 1ª olimpíada de Matemática de Maceió

Cerca de 30 escolas participarão do projeto até a próxima sexta-feira

A primeira Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), que começou nesta quarta-feira (3), marca um novo olhar em relação à matemática pela rede municipal. Serão cerca de dez mil alunos, do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, que até sexta-feira (5) medirão os seus conhecimentos em relação à disciplina. Além da experiência de passar pelo projeto, os três alunos com maior pontuação receberão prêmios por parte da Prefeitura de Maceió.

Com  número de inscritos superando as expectativas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) garantiu todos os protocolos sanitários para as realização da olimpíada, assegurando seu sucesso e marco na história na rede municipal. As provas estão divididas em 4 fases de nível: 1º e 2º anos com o nome de Pontal da Barra,  3º e 5º anos chamado de Pajuçara, 6º e 7º anos de Ponta Verde, e 8º e 9º anos com o nome do bairro de Ipioca.

O intuito da olimpíada é promover a matemática entre os alunos, construindo uma relação mais próxima e interessante com a disciplina. De acordo com a coordenadora do ensino fundamental da Semed, Juliane Medeiros, o acesso à matemática é um direito das crianças e adolescentes, e a olimpíada é uma importante ferramenta para efetuar essa garantia.

“A matemática é um direito fundamental a todas as crianças e adolescentes, na formação integral do estudante ́e é preciso acrescentar conhecimentos básicos da matemática. A partir disso, nós trabalhamos essa olimpíada para motivar, incentivar e promover aprendizagens da matemática de uma maneira mais efetiva para os nossos estudantes”, diz a coordenadora.

Isso é perceptível vendo a resposta da comunidade escolar com o impacto que OM² está tendo. Claudinete Lima, coordenadora  da escola Pompeu Sarmento, localizada no Barro Duro, explica que o projeto é uma forma diferente e lúdica de aproximar os alunos da matemática.

“O diferencial desse projeto é que ele trabalha a valorização do universo matemático de forma lúdica, divertida e criativa. Dessa forma, valorizamos e incentivamos os alunos aos conhecimentos matemáticas”, explica a coordenadora.

Isso fica claro com a empolgação dos estudantes,  como os da escola Silvestre Péricles, localizada no Pontal da Barra. A coordenadora da unidade  Maria Cristina de Albuquerque Araújo Freitas, conta como a ideia da olimpíada empolgou os alunos.

“Essa foi uma ideia maravilhosa para os nossos alunos. Quando passamos sobre o projeto aos alunos, eles ficaram muito empolgados e motivados a participar da olimpíada, até porque eles estão participando de um momento histórico para a educação do Município”, conta a coordenadora.

Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA