InícioAlagoasAções de inclusão ganham reforço em 2024 e se tornam marca do...

Ações de inclusão ganham reforço em 2024 e se tornam marca do São João Massayó

Desde a chegada a Jaraguá até o momento da saída, e durante toda a noite, pessoas com deficiência contam com apoio da Prefeitura para curtir com segurança e conforto os shows do São João Massayó, por meio das ações de inclusão, que este ano ganharam reforço.

O Município disponibiliza durante todos os dias de festa uma van para transportar pessoas com deficiência até o local do evento. O serviço está disponível desde sábado (22) e funciona até o próximo dia 28, com embarque e desembarque em frente ao Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz, número 2, Centro. A van tem saída às 18h, às 20h30 e à meia-noite, e na volta, o veículo estará no local às 00h30, 01h30 e 3h.

No polo principal do São João Massayó, a inclusão continua com o camarote PCD. O espaço é exclusivo para pessoas com deficiência e acompanhante, conta com equipe de apoio especializada, rampas de acessibilidade, banheiros acessíveis, totens em braile e audiodescrição com a programação do evento.

Paula Ravenala é cadeirante e encontrou no Camarote PCD um espaço amplo, acessível e seguro para aproveitar a festa.

“Eu amo o camarote PCD porque, realmente, a gente se sente incluso e nós temos o nosso espaço garantido por direito. E é muito massa porque é tudo bem amplo, tudo coberto, e com muita segurança, além de ser bem aconchegando, né? E aqui a gente pode até paquerar, viu? Troca as informações de PCD, é tudo de bom. O Camarote para pessoas com deficiência começou a existir. Eu não conseguia vir para os shows quando não tinha camarote PCD por falta de acessibilidade, não tinha como ficar protegida. Agora eu posso curtir à vontade!”, comemora.

A novidade este ano é a Sala de Regulação Sensorial, um espaço acolhedor e seguro instalado junto ao camarote PCD, para receber pessoas neurodivergentes, ou seja, pessoas com autismo, TDAH ou outros transtornos, que durante o evento estiverem em crise sensorial.

A Sala é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), e as empresas Ciclos e Spider P&E.

É a primeira vez que um evento público do Nordeste oferece o serviço, já visto em grandes festivais como o Lollapalooza, Rock in Rio e The Town.

“Todas essas ações fazem parte do Programa Maceió Inclusiva da Semuc, que tem como objetivo incluir as pessoas com deficiência nos eventos culturais e sociais que o Município promove. É um incentivo à participação e é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e de uma comunidade mais igualitária em Maceió”, afirmou Laura Bizerra, coordenadora de Ações Estratégicas para PCDs da Semuc.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA