A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, participou neste sábado, 21, de uma ação social de atendimento à população voltada para a comunidade do bairro Cidade do Povo, realizada em parceria com a Igreja Videira Church.
A ação foi promovida em parceria com o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), e diversas instituições estaduais, municipais, públicas e privadas. O evento contou com atendimentos médicos, atendimento odontológico, ações educativas com abordagem de saúde e bem-estar, jogos educativos e recreativos, apresentações teatrais, serviços sociais, atendimento psicológico, orientação jurídica, teste de visão e testes rápidos de saúde, vacinação, bazar solidário, cortes de cabelo, planetário e atividades de ciências, segurança e patrulha comunitária, atividades lúdicas e recreativas para crianças, além de outras atividades e serviços diversos.
A vice-governadora e titular da pasta, Mailza Assis, destaca que a Igreja Videira, junto com o governo do Estado, secretarias estaduais e demais voluntários, se disponibilizou para ajudar essa comunidade que tanto precisa e merece:
“São voluntários, pessoas que se disponibilizam a dar as mãos para juntos realizarmos essa ação. Já podemos observar a transformação que essas ações promovem. E é assim que conseguimos mudar a sociedade e a forma de pensar: por meio da educação, da saúde, e das atividades lúdicas que as crianças adoram. Neste clima natalino, unidos e de mãos dadas, enfrentamos e superamos muitos desafios.”
A SEASDH participou especialmente com serviços da Tenda de Direitos, o Projeto Vestuário Social, que oferece roupas para a população, o Registro Civil, realizando atendimentos e emissão de 2ª via de certidões, e a doação de 20 cestas básicas.
Mailza enfatiza que o objetivo é fortalecer ainda mais essas ações, que é com o apoio da comunidade e das instituições, que trazem seus serviços, que é possível transformar vidas:
“A intenção é fortalecer ainda mais essas ações, que é com o apoio da comunidade e das instituições, que trazem seus serviços, que é possível transformar vidas. É essa unidade que faz a diferença: cada um contribuindo com aquilo que sabe, com o que pode oferecer, e, acima de tudo, com amor ao próximo”.
A coordenadora do evento, Fernanda Figueiredo, relata que as parcerias com o governo do Estado, as secretarias, os setores públicos e privados são essenciais para que o dia aconteça:
“Esse projeto surge da compreensão de que a igreja deve sair das quatro paredes, estar próxima da comunidade, observar suas necessidades e oferecer apoio dentro das nossas possibilidades. Sempre realizamos em parceria porque entendemos que, como costumo dizer, sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos chegamos mais longe. Essa parceria é fundamental entre a igreja, os setores públicos e privados para atender à sociedade, levando dignidade, cidadania e amor.”
Essa é a segunda vez que a instituição promove a ação no bairro, onde também já foi realizado o Natal Solidário em 2023. A organizadora afirma:
“A expectativa é que atenda mais pessoas do que na última edição, que chegou a 600 pessoas. Ainda não sabemos se conseguiremos, mas estamos esperançosos.”
O Projeto Vestuário Social levou roupas femininas e masculinas de diversos tamanhos para a comunidade, proporcionando bem-estar à população nesse final de ano.
A moradora do bairro, Simone de Oliveira, destaca que achou a ação importante para a comunidade:
“Eu achei muito interessante, especialmente porque as roupas são novas, não usadas, e estão aqui para atender a comunidade. Todos os benefícios que recebemos são muito importantes, e eu achei a ação muito boa.”
Simone destaca ainda que as ações no bairro são sempre bem-vindas, principalmente porque se aproximam da população:
“As ações no bairro são sempre bem-vindas, principalmente porque se aproximam da população. Fica mais fácil, já que muitas pessoas não têm condições de se deslocar. Quando acontecem ações assim, é bem mais acessível para a população daqui, da Cidade do Povo.”
A profissional do lar, Arline Souza de Andrade, frisou: “Acho muito importante, porque é bom para nossa sociedade. Quando eles vêm, podemos aproveitar.”
Trabalharam em parceria a Secretaria da Mulher (Semulher), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Militar (PMAC), a Energisa, o Exército Brasileiro, o Ministério Público, entre outros.
Fonte: Agência de Notícias do Acre