Com o objetivo de promover uma melhor adequação do trabalho dos profissionais de saúde em suas unidades, um grupo de técnicos e gestores da área da saúde concluíram o curso de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS [Sistema Único de Saúde], realizado nesta sexta-feira, 29, na Universidade Federal do Acre (Ufac) em Rio Branco.
O curso foi oferecido pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) para promover a formação de multiplicadores que atuarão em todo o estado. Essa capacitação tem sido realizada em todo o país, mas o Acre teve destaque em sua participação, de acordo com os mediadores, só houve uma desistência entre as vagas dos participantes.
Celene Maia, diretora de Gerenciamento de Unidades Próprias da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), explica que o curso servirá como uma ferramenta de planejamento e de gestão para que o estado e os municípios façam com que seus funcionários sejam colocados nos lugares certos e atinjam as metas.
“O planejamento fará com que as metas sejam alcançadas, é um dimensionamento de recursos humanos para cada setor de hospital de unidade de saúde e de organização para que o Estado trabalhe com o que tem e consiga ter eficiência e eficácia nos resultados do atendimento aos pacientes que muito precisam”, destacou.

“O curso foi importante para qualificar todos os participantes como tutores para ser um elo estratégico entre a secretaria de saúde, a gestão da unidade e a prática hospitalar, permitindo o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em conformidade com os princípios do SUS, assegurando mais eficiência, qualidade na atenção à saúde”, avalia Erica Pontes, enfermeira que participou do curso representando a Sesacre.

“A capacitação em planejamento e dimensionamento de pessoal é essencial. Com ela, podemos otimizar a distribuição de recursos humanos, beneficiando tanto o trabalho dos nossos servidores quanto o cuidado oferecido aos pacientes”, ressaltou Joerlandia Pinheiro, diretora de Recursos Humanos da Sesacre.

“Durante o curso aprendemos um método de dimensionamento da força de trabalho do SUS para a área hospitalar e, aqui no nosso estado, a gente dimensionou e aplicou esse método em dois setores do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, tivemos bons resultados”, destacou a representante do Ministério da Saúde no Acre e participante do curso, enfermeira Aleyne Lins.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, investiu mais de R$ 2,5 milhões para oferecer a capacitação em todo o país. No Acre, o curso teve duração de 10 meses. Os participantes realizaram visitas ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde puderam identificar as dificuldades e desafios do sistema de saúde. Com o auxílio e orientação dos mediadores passaram a propor soluções, como a otimização de escalas de plantão, a reorganização de fluxos de atendimento e a criação de planos para contratação e capacitação contínua, tudo com foco na qualidade do serviço público.
The post Técnicos e gestores do Acre concluem curso para melhorar o atendimento no SUS appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre