A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebe, nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, uma visita técnica do Ministério da Saúde para apresentar e alinhar estratégias do programa Agora Tem Especialistas (ATE). A iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso da população à atenção especializada, por meio da implantação das Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) e da articulação entre diferentes níveis de atenção e gestão.
A coordenadora do grupo condutor do ATE, Érika Oliveira, destacou o compromisso do Estado em consolidar a política e ampliar seus resultados. “Hoje estamos discutindo os avanços desses três meses de implementação, além das perspectivas para 2026. O nosso compromisso é seguir unificando a rede, trabalhando em parceria com a regulação e com os municípios, para que cada usuário seja beneficiado. Esse é o esforço do governo do Estado para oferecer uma saúde digna a todos os acreanos.”
O programa prioriza a redução do tempo de espera para consultas especializadas e exames de apoio diagnóstico, promovendo um atendimento mais célere e eficaz. A meta é garantir que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atendimento em tempo oportuno, contribuindo para a diminuição das filas e para a melhoria da eficiência no fluxo assistencial.
Ainda segundo Érika Oliveira, os benefícios dessa política já foram percebidos nos primeiros meses. “Essa política tem gerado um grande impacto positivo no nosso fluxo e no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um novo modelo que prioriza o atendimento ao usuário, garantindo diagnóstico, acesso e resolutividade dentro de prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É uma iniciativa que tem feito toda a diferença em nível nacional, fortalecendo a assistência e qualificando os serviços”.
Os profissionais estão sendo preparados para garantir que os pacientes tenham acesso mais ágil a médicos especialistas, com a expectativa de que, em até 60 dias, consigam passar por consulta e obter diagnóstico, melhorando a qualidade e a resolutividade do cuidado prestado na rede pública.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, também ressaltou a importância da integração com o Ministério da Saúde e os municípios. “O Acre vem avançando muito nas cirurgias eletivas e no atendimento das especialidades médicas, com destaque para a oncologia e a cardiologia. Receber hoje o Ministério da Saúde e os apoiadores locais é um momento importante para socializarmos com os municípios os nossos resultados e fortalecer o programa Agora Tem Especialistas. Nosso objetivo é garantir que o paciente seja atendido no menor tempo possível e receba o tratamento adequado, com qualidade e cuidado”.
O assessor da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio, detalhou as inovações do programa. “Uma novidade é a forma de cuidado, que deixa de ser baseada apenas em procedimentos médico-hospitalares para adotar uma linha integral. O usuário passa pela consulta especializada, pelos exames e pelo diagnóstico e, a partir daí, segue para o acompanhamento adequado, seja o retorno, uma cirurgia ou um tratamento mais especializado. Isso reduz o tempo de espera e as filas”, conclui.
The post Sesacre e Ministério da Saúde fortalecem estratégias do Agora Tem Especialistas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre