InícioAcreSesacre e Ministério da Saúde fortalecem estratégias do Agora Tem Especialistas

Sesacre e Ministério da Saúde fortalecem estratégias do Agora Tem Especialistas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebe, nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, uma visita técnica do Ministério da Saúde para apresentar e alinhar estratégias do programa Agora Tem Especialistas (ATE). A iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso da população à atenção especializada, por meio da implantação das Ofertas de Cuidado Integrado (OCIs) e da articulação entre diferentes níveis de atenção e gestão.

A coordenadora do grupo condutor do ATE, Érika Oliveira, destacou o compromisso do Estado em consolidar a política e ampliar seus resultados. “Hoje estamos discutindo os avanços desses três meses de implementação, além das perspectivas para 2026. O nosso compromisso é seguir unificando a rede, trabalhando em parceria com a regulação e com os municípios, para que cada usuário seja beneficiado. Esse é o esforço do governo do Estado para oferecer uma saúde digna a todos os acreanos.”

O programa prioriza a redução do tempo de espera para consultas especializadas e exames de apoio diagnóstico, promovendo um atendimento mais célere e eficaz. A meta é garantir que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atendimento em tempo oportuno, contribuindo para a diminuição das filas e para a melhoria da eficiência no fluxo assistencial.

Iniciativa busca ampliar e qualificar o acesso da população à atenção especializada. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Ainda segundo Érika Oliveira, os benefícios dessa política já foram percebidos nos primeiros meses. “Essa política tem gerado um grande impacto positivo no nosso fluxo e no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um novo modelo que prioriza o atendimento ao usuário, garantindo diagnóstico, acesso e resolutividade dentro de prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É uma iniciativa que tem feito toda a diferença em nível nacional, fortalecendo a assistência e qualificando os serviços”.

Os profissionais estão sendo preparados para garantir que os pacientes tenham acesso mais ágil a médicos especialistas, com a expectativa de que, em até 60 dias, consigam passar por consulta e obter diagnóstico, melhorando a qualidade e a resolutividade do cuidado prestado na rede pública.

Programa prioriza a redução do tempo de espera para consultas especializadas e exames de apoio diagnóstico. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, também ressaltou a importância da integração com o Ministério da Saúde e os municípios. “O Acre vem avançando muito nas cirurgias eletivas e no atendimento das especialidades médicas, com destaque para a oncologia e a cardiologia. Receber hoje o Ministério da Saúde e os apoiadores locais é um momento importante para socializarmos com os municípios os nossos resultados e fortalecer o programa Agora Tem Especialistas. Nosso objetivo é garantir que o paciente seja atendido no menor tempo possível e receba o tratamento adequado, com qualidade e cuidado”.

O assessor da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio, detalhou as inovações do programa. “Uma novidade é a forma de cuidado, que deixa de ser baseada apenas em procedimentos médico-hospitalares para adotar uma linha integral. O usuário passa pela consulta especializada, pelos exames e pelo diagnóstico e, a partir daí, segue para o acompanhamento adequado, seja o retorno, uma cirurgia ou um tratamento mais especializado. Isso reduz o tempo de espera e as filas”, conclui.

The post Sesacre e Ministério da Saúde fortalecem estratégias do Agora Tem Especialistas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA