A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou nesta segunda-feira, 10, a aula inaugural do curso profissionalizante de customização de peças e adereços carnavalescos, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica. O evento aconteceu na sede da instituição, em Rio Branco. O projeto busca ofertar oportunidades de geração de renda e independência financeira.
Durante a abertura, a chefe do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidado da Semulher, Vanessa Rosella, destacou a importância da qualificação profissional para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. “Esses cursos não são só técnica, não é só o manuseio do material, eles ajudam, empoderam, fortalecem a autoestima e, a partir disso, as mulheres podem enxergar uma chance de começar algo novo”, ressaltou.

A primeira aula apresentou o cronograma da qualificação, que inclui as aulas e o passo a passo da confecção dos adereços carnavalescos, técnicas de confecção, uso de materiais e acabamentos profissionais. A professora responsável, Kelly Lima, compartilhou sua experiência e incentivou as alunas: “Vejam o carnaval como uma oportunidade de trabalho”, frisou.

Mazunir de Lima, 58 anos, é uma das estudantes do curso profissionalizante e disse ser uma ótima oportunidade. “Acho muito bacana essa iniciativa. Minha expectativa é de aprender muito. Vou recomendar para as minhas filhas e vizinhas. Isso é muito bom, muito gratificante”, disse.
A iniciativa é parte do programa Impacta Mulher, instituído pela Semulher. Ela tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo e protagonismo feminino, por meio da qualificação profissional, já que, em algumas ocasiões, o ciclo de violência e a relação de dominância entre vítima e agressor (no âmbito da violência doméstica), acontece por causa da dependência financeira.
Outras modalidades de cursos estão disponíveis, como o curso de manicure e pedicure e cuidadora de idosos. Essa profissionalização é completamente gratuita e acontece na capital e também nos municípios do interior. Para se inscrever, basta entrar em contato com a Secretaria da Mulher pelo WhatsApp (68) 99930-0420 ou pelo instagram @semulherac. Caso a mulher queira se inscrever presencialmente, ela pode se encaminhar à sede da Semulher, em Rio Branco, no endereço: Rua João XXIII, Village Wilde Maciel, 1137 ou na Unidade Móvel de Atendimento a Mulher, o Ônibus Lilás.
Fonte: Agência de Notícias do Acre